Grupo apresentará sucessos de seus vinte anos de carreira
Neste sábado (dia 15), quando Sorocaba completa 361 anos de fundação, os sorocabanos vão poder conferir gratuitamente o show da Família Lima no Parque dos Espanhóis. O público terá a oportunidade de ouvir, a partir das 20h, os sucessos que marcaram a trajetória do grupo no show “Os Reis do Clássico, por Família Lima”. Abrindo o show, a população vai poder prestigiar a Camerata de Cordas Friccionadas do Projeto Guri de Sorocaba.
A apresentação é idealizada pela Komedi Projetos, com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio da empresa Flextronics International Tecnologia, e tem o objetivo de levar a música clássica de forma gratuita à população. Em Sorocaba, é realizado com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e faz parte da programação de aniversário da cidade.
O ecletismo de estilos – muito bem harmonizado pelos músicos e evidente durante as apresentações – está nas músicas clássicas que recebem releituras e naquelas de grandes artistas, como Renato Russo, que são agregadas ao estilo particular do grupo.
A apresentação faz parte da turnê que os músicos já levaram a cidades do País. Os instrumentistas deixam transparecer toda sua experiência e ousadia por meio da mistura entre o clássico e o popular, inserindo elementos de rock, jazz e música eletrônica às partituras originais de grandes nomes como Mozart, Vivaldi, Francesco Sartori e Lucio Quarantoto.
No show, o público poderá conferir clássicos como “Primavera”, de Vivaldi; “Serenata Noturna”, de Mozart; “Funiculì Funiculà”, “Fígaro” e a abertura de “Guilherme Tell”, de Rossini.
O Parque dos Espanhóis está localizado na rua Campos Salles, na Vila Assis, na Zona Leste de Sorocaba.
Sobre a Família Lima
O início oficial do grupo se deu em 1994, em Morro Reuter (RS), onde aconteceu a primeira apresentação com o nome Família Lima e foi lançada a música “Primeiro Amor”. Antes disso, no entanto, o grupo já fazia pequenos shows (Violinos Mágicos) nos quais misturava o som dos violinos com apresentações de mágica nos palcos.
Logo em seu primeiro ano como “Família Lima” já estavam fazendo shows no Principado de Andorra, Madri, Barcelona, Ilha de San Andrés (Caribe) e em Los Angeles. No ano seguinte foram a Viena e Innsbruck (Áustria) e, novamente, Espanha (cidade de Granada). Em 1996 foram para Nova Iorque e Washington e, posteriormente, países como Itália, França, Portugal, Argentina, Uruguai, Chile e Alemanha.
Em 2000 tocaram no “Jubileu da Família”, no Vaticano, segundo Lucas descrito como um marco para a carreira. “Acontece a cada cinquenta anos. Nós fomos os únicos da América. Bem na hora em que começamos a tocar veio o Papa. Foi um momento emocionante e glorioso”.
Seu mais recente álbum foi lançado em 2010, que reuniu apenas cinco músicas, das quais três foram escritas pelo integrante Lucas Lima. O disco vem com um link de acesso a um site especial, no qual o grupo disponibiliza materiais inéditos, extras, vídeos e mais cinco músicas do novo disco “1, 2, 3, 4, 5” durante o ano de 2011.
No segundo semestre de 2014 a banda lançou seu segundo DVD ao vivo e o terceiro DVD da carreira para comemorar os vinte anos de estrada. O DVD intitulado “Raízes” trás a Família Lima interpretando grandes sucessos de músicos e bandas gaúchas, tudo de uma forma totalmente rearranjada para o erudito pop rock que a banda faz.
FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Lorena Scholles Lima
Direção Musical: Lucas Scholles Lima
Arranjos Musicais: José Carlos Lima
Músico (Violino, Violão e Guitarra): José Carlos Lima
Músico (Violino, Teclado): Allen Tauin de Campos
Músico (Violino Acústico e Elétrico): Amon-Rá Scholles Lima
Músico (Violino, Violoncelo e Baixo): Moisés David Scholles Lima
Músico (Violino, Guitarra e Flauta): Lucas Scholles Lima
Músico (Bateria): Marcell A. dos Santos Cardoso
Músico (Guitarra): Bruno Henrique dos Reis
Direção e Coordenação Técnica e Técnico de PA: Samuel Roberto Homrich
Técnico de Monitor: Paulo Cézar Paixão
Técnico de Luz: Antônio Carlos dos Santos Antunes
Roodie: Edson Roberto Barbarini Júnior
Roodie: Rafael Comune Vilas Boas
Produção executiva: Ana Cláudia Figueiredo.
Assistente de produção: Maísa Pessoa Lopes da Silva.
Coordenação: Komedi Projetos.
Sobre a apresentação do Projeto Guri
A Camerata de Cordas Friccionadas do Projeto Guri – Polo Regional Sorocaba, é formada por alunos de 10 a 17 anos que frequentam os cursos de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo no Parque dos Espanhóis. O grupo apresentará um repertório eclético, com peças como Allegro para Cordas (Miles Underwood), Have You Ever See The Rain (Creedence Clearwater Revival) e Without You (David Guetta).
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclado e percussão para crianças e adolescentes. Aproximadamente 47 mil alunos são atendidos por ano em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo.
Em Sorocaba, o Projeto Guri tem convênio com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, que oferece infraestrutura e cede o espaço do Parque dos Espanhóis para a realização das aulas.