Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/faixa-recreativa-na-avenida-afonso-vergueiro-e-sucesso-na-estreia/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h51

Faixa Recreativa na Avenida Afonso Vergueiro é sucesso na estreia

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Quem aproveitou a manhã deste domingo (7) para pedalar e passou pela Avenida Dr. Afonso Vergueiro entre as praças Lions e da Bandeira, pôde conferir a nova “Faixa Recreativa” criada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes. “Foi um sucesso e superou nossas expectativas logo no primeiro dia”, comentou o presidente da Urbes, Renato Gianolla, logo após conferir a novidade, de bicicleta, também acompanhado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio. A iniciativa consiste num faixa da via com extensão de 1,2 quilômetro, exclusivamente para o trânsito de ciclistas e que funcionará sempre aos domingos, das 7h às 12h.

A montagem de todo aparato de segurança para os usuários começou por volta das 5h, com a sinalização da via para que os ciclistas circulassem com tranquilidade, assim como os motoristas de veículos automotores, que também têm faixa única ao longo do trecho. Próximo à Estação Ferroviária, a equipe do Programa “Pedale Sorocaba” montou um estande para orientar os usuários. Ao todo, 230 ciclistas foram abordados durante ação educativa e receberam folhetos explicativos contendo um guia de segurança, além do mapa cicloviário de Sorocaba.

“É uma ótima iniciativa. Antes, nesse trecho, usávamos a calçada ou dividíamos espaço com os carros. Agora, transitamos tranquilamente”, disse a empresária Sanderli de Oliveira Santos, 42 anos, que costuma pedalar aos domingos com o marido, o administrador Marcos Rogério dos Santos, 42 anos. “Ficou muito bom mesmo. Costumo pedalar de 30 a 60 quilômetros. Saímos da Avenida Afonso Vergueiro, fomos até Votorantim, depois até o Parque das Águas e agora estamos retornando por aqui. Essa faixa especial é espetacular”, complementa Marcos.

O educador de trânsito da Urbes, Miguel do Santos, informou que não houve incidentes no primeiro dia da “Faixa Recreativa”. “Realizamos num final de semana de feriadão exatamente como um teste, e foi tudo bem. Houve só alguns casos de ciclistas que entravam pela contramão, mas a gente orientava na hora, e pronto. Na próxima semana, ainda muito mais pessoas vão utilizar essa faixa especial, com certeza”, acredita.

Novidade

Acompanhado do presidente da Urbes, Pannunzio saiu de sua casa, no Trujillo, conferiu a nova “Faixa Recreativa” e acessou a ciclovia da Avenida Dom Aguirre até o Parque das Águas. Depois retornou até a Av. Afonso Vergueiro. “Para lazer no final de semana, é mais uma alternativa para que o ciclista que vem da Zona Norte possa acessar a Marginal. A ideia é que seja definitivo. Nesse sentido, vamos discutir com o pessoal da América Latina Logística (ALL) e o Governo Federal, para ceder parte da área próxima da estação, para que possamos aumentar a calçada e construir uma ciclovia definitiva nesse trecho entre as duas praças”, adiantou, logo antes de seguir de volta para casa, via Avenida Afonso Vergueiro, de novo pela “Faixa Recreativa”.

Nesse passeio com o prefeito, Renato Gianolla constatou pequenas adequações a serem feitas para o evento da próxima semana. “Em alguns pontos específicos podemos melhorar ainda mais a questão da sinalização, que já está ótima, tanto para ciclistas como para motoristas.” O objetivo é a Mobilidade Urbana Sustentável. “Sorocaba é uma referência em questão de mobilidade cicloviária, agora vamos estender isso também para a questão do lazer sobre rodas”, finalizou o presidente da Urbes.