Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/faces-ocultas-se-apresenta-no-3o-dia-do-dancacao/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h39

“Faces Ocultas” se apresenta no 3º dia do DançAção

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os sorocabanos já podem se preparar, pois o 1º Festival de Dança de Sorocaba – DançAção, que ocorre na próxima semana, entre os dias 17 e 20 de março, terá diversas atrações especiais e gratuitas durante os quatro dias de evento.

Uma das companhias convidadas a se apresentar será a “Faces Ocultas Cia de Dança”, de Salto (SP), que sobe ao palco do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) no dia 19, às 18h, com o espetáculo “O Lago do Cisne”. No mesmo dia o público também poderá conferir as coreografias que concorrem na mostra competitiva.

Inspirado em grandes festivais como o de Joinville (PR), o DançAção é realizado pela Associação Sorocabana Pró-Dança (ASPD), entidade civil e sem fins lucrativos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

O objetivo do evento artístico é promover a dança, contribuir para a difusão cultural, educar e sensibilizar a sociedade, além de ser um polo de incentivo e de valorização dessa arte, de aperfeiçoamento de bailarinos, de professores, de coreógrafos, de pesquisadores, de arte-educadores, de acadêmicos, de produtores de arte e daqueles que estejam dispostos a trocar experiências e conhecimento.

Para Arilton Assunção, professor de curso para bailarinos em três dias do festival, co-diretor geral da companhia “Faces Ocultas”, que, além do espetáculo, também participará do DançAção como jurado da Mostra Competitiva, no dia 19, a realização do festival em Sorocaba é algo maravilhoso. “Estou muito feliz em participar. A iniciativa é fantástica e a cidade só tem a ganhar com um evento de grande porte como este, com qualidade, e realizado no interior paulista”, declara.

Sobre o espetáculo

Com direção-geral e coreografia de Arilton Assunção, “O Lago do Cisne” (no singular mesmo) já tem 10 anos de existência e é uma versão contemporânea de o “O Lago dos Cisnes”, composto por Tchaikovsky e estreado em 1877 no Teatro Bolshoi, em Moscou.

Com 40 minutos de duração, o espetáculo tem participação do corpo de baile masculino do Faces Ocultas: Vinícius Ferreira, Bruno Gregório, Maicon França, Joubert Azevedo, Luan Cipriano, Lucas Quaglino, Rodrigo Nascimento e David Rodrigues. A iluminação fica sob a reponsabilidade de Valmir Gonçalves Leite e o texto narrado em um momento do espetáculo é de autoria de Arilton Assunção e Maria Jó.

“É um espetáculo denso que se mantém vivo no repertório da companhia pela sua qualidade técnica e artística e passa a mensagem da doação por completo, para tudo na vida. Não tem nada do ballet de repertório de Tchaikovsky e não é uma releitura do ballet clássico, mas é um trabalho que agrada a todo mundo”, comenta Arilton Assunção.

Mostra Competitiva

No terceiro dia do Festival DançAção, escolas e grupos de dança competirão a partir das 19h nas modalidades Danças Urbanas, Contemporâneo, Estilo Livre e Jazz. As Mostras Coreográficas contarão com avaliação de um corpo de jurados renomados e especializados em cada modalidade. O júri presente neste dia será composto por Arilton Assunção, Alexandre Almeida, Erika Novachi e Edy Wilson.

Entre os critérios adotados para a análise de cada apresentação, os jurados vão avaliar a qualidade artística e técnica dos intérpretes; coerência no desenvolvimento do tema proposto e figurino; estrutura coreográfica e criatividade; e adequação das peças escolhidas às categorias indicadas.

De acordo com a ASPD, serão concedidos prêmios especiais, em dinheiro, para Melhor bailarina, Melhor bailarino, Revelação, Melhor coreógrafo(a) e Melhor grupo de cada modalidade, entre todos os subgêneros e categorias.

Os ingressos estarão disponíveis a partir das 17h, na bilheteria do Teatro Municipal. Cada pessoa terá direito a um ingresso. Além disso, a Secretaria da Cultura disponibilizará um telão no lado externo do teatro municipal, para transmissão ao vivo do espetáculo.

Oficinas gratuitas e Mostra Não-Competitiva

No dia 19, a população também vai poder prestigiar a Mostra Não-Competitiva do DançAção, que vai acontecer, das 15h às 17h e das 19h às 21h, no Shopping Cidade e no Shopping Patio Cianê.

Outra opção para os sorocabanos é participar das oficinas gratuitas e abertas ao público. Neste terceiro dia de festival terá Dança Circular, das 10 às 11h e das 17h às 18h, no gramado do Paço Municipal; e aula de Zumba das 16h às 17h no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

O DançAção também trará cursos para bailarinos, professores e profissionais da área nos dias 18, 19 e 20 de março. Para os bailarinos, serão aulas de Ballet Clássico Intermediário e Avançado, Jogos e Técnicas Teatrais, Dança Irlandesa Intermediário e Avançado, Danças Brasileiras, Flamenco, Danças Árabes, entre outras. Já os professores e profissionais da área têm a opção de se inscrever para cursos como Organização e Metodologia no Ensino Básico de Ballet para Crianças e de Produção de Espetáculo (Repertório, Cenário e Iluminação).

PROGRAMAÇÃO MOSTRA COMPETITIVA – TMTV

Dia 17 (quinta-feira)

18h00 – Companhia convidada: Balé da Cidade de Santos

19h00 – Mostra Competitiva: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre e Estilo Livre.

Dia 18 (sexta-feira)

18h00 – Companhia convidada: São Paulo Cia de Dança – SPCD

19h00 – Mostra Competitiva: Ballet Clássico Livre, Ballet Clássico de Repertório, Sapateado Americano e Dança Irlandesa.

Dia 19 (sábado)

18h00 – Companhia convidada: Faces Ocultas Cia de Dança

19h00 – Mostra Competitiva: Danças Urbanas, Contemporâneo, Estilo Livre e Jazz.

Dia 20 (domingo)

18h00 – Artistas convidados da noite: Cia Brasileira de Ballet de Ourinhos / Jaime Arouxa (dança de salão) / Mahaila El Helwa (dança árabe) / Deborah Nefussi (dança flamenca)

19h00 – Mostra Competitiva: Danças Populares, Danças Sociais e Danças Urbanas.