Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/faca-sol-ou-faca-chuva-nada-apaga-o-brilho-de-uma-homenagem-a-mulher/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h13

Faça sol ou faça chuva, nada apaga o brilho de uma homenagem à Mulher  


A chuva até quis atrapalhar, mas a celebração pelo Dia Internacional da Mulher, organizada numa parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com estudantes do curso de Pós-Graduação em Administração e Organização de Eventos do Senac Sorocaba, movimentou a Praça Coronel Fernando Prestes no último sábado (7).

O evento “AquarElas” reuniu pessoas de todas as idades que buscaram informação acerca da condição feminina no Brasil e no mundo, tiraram dúvidas sobre direitos e, ainda, tiraram um tempinho para um corte de cabelo, atualização sobre moda e maquiagem ou, simplesmente, para ouvir boa música e se emocionar com a vivacidade de idosos dançando.

“A gente se reúne para celebrar, mas não podemos esquecer das diferenças que ainda existem quando se fala de gênero. Infelizmente, enquanto a mulher se sentir incapacitada e inferiorizada em relação ao homem, ainda contabilizaremos injustiças. Mas, mais importante de tudo, é que ainda lutamos e continuaremos a lutar para conseguir o respeito e a exata valorização do que é ser mulher”, disse a vice-prefeita e titular da Sedes, Edith Di Giorgi, durante a abertura da festa.

Com uma estrutura formada por ‘ilhas temáticas’, denominadas de “Estações”, o “AquarElas” abordou ainda o empreendedorismo feminino, o terror do tráfico humano e levou um recado de entusiasmo e esperança só para as mulheres. Durante todo o dia, o Ônibus da Mulher fez atendimento e médicos parceiros do projeto desenvolvido pelos alunos do Senac conversaram com o público.  “Mesmo com a chuva atrapalhando um pouco, ficamos muito satisfeitos com o resultado da proposta. Atingimos nosso objetivo de trocar informações, interagir e incentivar a mudança no olhar e no comportamento da mulher”, disse uma das organizadoras, Helena Haddad.

Com uma média de público de 500 pessoas durante as apresentações artísticas, de 100 nas tendas, além das 450 que passaram na Estação da Beleza, Helena conta que foi organizada uma avaliação por meio de cartela de cores onde o resultado foi de 100% de aprovação. “O público escolhia entre verde, amarelo e vermelho a qualificação do evento e a satisfação apurada foi unânime”, enfatizou.

Apesar de ser dedicado à mulher, o “AquarElas” acabou recebendo alguma crítica, encarada com bom humor pela organização: “alguns homens reclamaram que não havia atendimento para eles, mas o sábado foi delas”, divertiu-se Helena Haddad.