Exposição sobre Relacionamento Abusivo está em escola do bairro Santa Rosália
Por: Secom Sorocaba
Desde a última quarta-feira (21), os alunos do Colégio COC Santa Rosália podem conferir a exposição fotográfica do projeto “A Marca na Rosa”. A mostra traz imagens de garotas que foram retratadas, num visual contemporâneo, como vítimas de violência causada por relacionamentos abusivos.
“A Marca na Rosa” é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).
O objetivo do projeto é de contribuir para que os jovens tenham uma melhor compreensão do que é um relacionamento abusivo e assim diminuir o número de meninas vítimas de agressões, principalmente por seus namorados ou companheiros, esclarecendo os malefícios causados por relacionamentos ciumentos e conturbados.
A ideia partiu da estudante Estéfany Vitória Saez, de 18 anos de idade, que vivenciou um relacionamento abusivo e percebeu que deveria falar abertamente sobre sua experiência pessoal para que o mesmo não continuasse a se repetir com outras meninas. Pensando nisso, a jovem procurou o poder público para que juntos pudessem criar uma ação para levar o assunto às escolas.
As fotos da exposição também trazem trechos do poema “A Marca na Rosa”, escrito pela jovem Estéfany. A mostra ainda conta com um banner do violentômetro, que orienta as mulheres a prestarem atenção em comportamento e ações que podem evoluir para ofensas, ameaças e abuso sexual.
De acordo com Ana Cristina Miragaia, da Coordenadoria da Mulher, a exposição foi levada à escola a pedido de Estéfany, local onde ela estuda. Na próxima semana, entre os dias 27 e 30 de novembro, a mostra fotográfica permanecerá no Paço Municipal. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3229.3440 (Coordenadoria da Mulher).
Tags:Cidadania
