Exposição sobre o Lixo está no Jardim Botânico e na Armando Pannunzio
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Objetivo é chamar a atenção da população sobre o problema do descarte inadequado do lixo
Desde o início da tarde desta terça-feira (dia 4), quem visita o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, ou quem passa pela Avenida Armando Pannunzio, na altura da Rua Francisco Paulo Braion (próximo ao Recreativo Campestre) poderá conferir a exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta“, com contêineres transparentes preenchidos com lixo descartado inadequadamente nas ruas, parques, praças e do próprio rio Sorocaba. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a exposição tem por objetivo chamar a atenção das pessoas, impactando e sensibilizando-as sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos.
O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente na fauna e na flora local e volta de forma negativa para a população ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio Sorocaba, o lixo impacta seriamente a fauna, a vegetação e o próprio rio.
Em cada recipiente, que comporta dois metros cúbicos de lixo, há diversos tipos de resíduos, principalmente lixo flutuante. Ao lado da exposição, a Secretaria do Meio Ambiente coloca também uma faixa informativa.
A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é que, até o fim deste ano, a exposição passe por outros pontos da cidade, como parques, praças e próprios municipais. Após o encerramento da exposição, todo o resíduo utilizado será destinado corretamente para a coleta seletiva e o aterro de inertes.
Tags:Jardim Botânico, Meio Ambiente
