Exposição no Poupatempo mostra peixes que habitam o rio Sorocaba
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Mostra ocorre até estar quarta-feira (23), das 9h às 16h
Desde a manhã desta segunda-feira (dia 23) o público que utiliza o Poupatempo Sorocaba pode conferir a exposição “Profissionais da Natureza”, num estande montado na entrada da unidade. A atividade educativa apresenta à população, espécies de peixes que habitam o rio Sorocaba, em especial as migradoras, sua função na natureza e a importância da flora para o principal manancial da cidade. O público pode conferir a mostra ambiental até quarta-feira (dia 25), das 9h às 16h.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade integra a programação do evento “Conectando rios, peixes e pessoas”, que comemora o Dia Mundial da Migração de Peixes (24 de maio). O objetivo é sensibilizar sobre os impactos ecológicos do represamento dos rios, sobre os peixes migratórios – que são aqueles que sobem até a cabeceira dos rios para a desova -, além de facilitar a compreensão do público em geral sobre a importância dos rios sem represamentos, dos peixes migratórios e as suas necessidades para a população.
A migração de peixes é crucial para a preservação das espécies. A maioria das espécies migratórias nada centenas de quilômetros nos rios em busca de alimento e para reprodução. O problema é que em muitos mananciais existem barreiras, como diques, barragens e açudes, assim como a canalização de rios, que afetam a migração dos peixes podendo diminuir e até extinguir espécies. Em Sorocaba há registro de 53 espécies de peixes no rio Sorocaba, sendo que três são migratórias: curimbatá (Prochilodus lineatus), tabarana (Salminus hilarii) e piava (Leportinus obtusidens).
Atrações
A exposição “Profissionais da Natureza” conta com uma coleção de peixes fixados com as suas respectivas “carteiras profissionais” e há ainda alguns exemplares para manuseio e observação direta de suas estruturas.
Uma das espécies é o Mandi (Pimelodus maculatus), apelidado de “detetive” por possuir barbilhões que servem para sentir o ambiente, ou seja, para captar informações de pH, presença de presas e até predadores. Quem for ao local ainda poderá conhecer o “Catador de Resíduos do fundo da água”, mais conhecido como Cascudo (Hypostomus affinis). Ele se alimenta de matéria orgânica em decomposição, colaborando na limpeza dos rios, córregos e lagos. No local, a população ainda pode conhecer a estrutura de um peixe utilizando uma lupa.
Quem conferiu a exposição neste primeiro dia foi o empresário Anázio Fernandes Alves e sua mãe, a professora aposentada Maria Conceição Alves, que foram ao Poupatempo Sorocaba para obter um extrato de benefício de aposentadoria. “Achei muito interessante esta exposição. Conhecimento nunca é demais. Uma boa parte destas espécies eu já sabia que existia aqui no rio, como o bagre, mas outras não. Foi uma surpresa”, salientou.
A técnica de enfermagem Geisa Freire Rocha de Oliveira também conferiu a exposição ao lado de seu marido, o vigilante Misael José de Oliveira, e suas duas filhas: Heloísa, 4 anos, e Ana Luiza, 7 meses de idade. Eles foram ao Poupatempo para corrigir uma informação do seu RG e ficou impressionada com a quantidade de espécies que habitam o rio Sorocaba. “Não sabia que tinha tudo isso, achava que era poluído”, comentou.
A mais empolgada da família era Heloísa, que usando uma lupa, pôde conferir as espécies de peixes, com a ajuda dos monitores da Secretaria do Meio Ambiente, e até tocar em algumas espécies.
Além disso, para abordar a importância da mata ciliar, a Secretaria do Meio Ambiente ainda expõem mudas de árvores de espécies nativas no local e distribuindo um “vale-muda” aos visitantes. Com isso, o munícipe é convidado a conhecer o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) e a retirar uma muda de árvore gratuitamente no local, para plantar em casa e, assim, contribuir com o meio ambiente.
O Poupatempo está localizado na Rua Leopoldo Machado, 525, no Centro de Sorocaba. Já o CEA Rio Sorocaba fica na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, está em frente ao Poupatempo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 13h.
Tags:meioambiente, Poupatempo, Rio Sorocaba
