Exposição no Poupatempo exibe espécies de peixes do rio Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

Desde a manhã desta segunda-feira (dia 21) o público que utiliza o Poupatempo pode conferir a exposição “Biodiversidade do Rio Sorocaba”, num estande montado na entrada da unidade. A atividade educativa apresenta à população algumas espécies de peixes que habitam o rio Sorocaba, sua função na natureza e a importância da flora para o principal manancial da cidade. O público pode conferir a mostra ambiental até esta terça-feira (dia 22), das 9h às 16h30.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade integra a programação comemorativa do Dia do Rio Sorocaba, do Dia Mundial da Água e do aniversário de um ano de existência do Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), lembrados no dia 22 de março.

“Somente em nossa cidade temos registro de 53 espécies de peixes no rio Sorocaba. E para mostrar esta grande diversidade à população, de uma forma divertida, a exposição mostra algumas espécies e a profissão de cada uma delas na natureza”, explica Viviane Rachid, educadora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Para isso, cada peixe ganhou sua carteira profissional, na qual os visitantes podem conhecer as curiosidades da espécie. Um deles é o Saguiru (Cyphocarax gilbert), nomeado como “agente da Defesa Civil” por sua característica de habitar áreas de inundação ao longo de rios e lagoas. Outra espécie é o Mandi (Pimelodus maculatus), apelidado de “detetive” por possuir barbilhões que servem para sentir o ambiente, ou seja, para captar informações de pH, presença de presas e até predadores.

Quem for ao local ainda poderá conhecer o “Catador de Resíduos do fundo da água”, mais conhecido como Cascudo (Hypostomus affinis). Ele se alimenta de matéria orgânica em decomposição, colaborando na limpeza dos rios, córregos e lagos. No local, a população ainda pode conhecer a estrutura de um peixe utilizando uma lupa.

Além disso, para abordar a importância da mata ciliar, três mudas de espécies nativas estão expostas no local: aroeira-salsa, pau-ferro e pitanga. “A floresta tem um papel muito importante para manter a saúde da água e dos bichos, já que ela preserva os rios de erosão, de assoreamento e ainda alimentam a fauna”, afirma Viviane.

Por isso, a Secretaria do Meio Ambiente ainda está distribuindo um “vale-muda”, que dá direito à retirada gratuita de uma muda de árvore de espécie nativa no CEA Rio Sorocaba. “É só atravessar a avenida Dom Aguirre, conhecer a nossa unidade e ainda pegar gratuitamente uma muda para plantar em casa e, assim, contribuir com o meio ambiente”, convida a educadora.

Quem conferiu a exposição neste primeiro dia foi Stefanie Murieli Rodrigues da Silva, de 18 anos, e Elias Gabriel Rodrigues da Silva, de 14 anos. Irmãos e moradores do Parque São Bento, eles foram ao Poupatempo para fazer um novo RG. “Achei demais, não imaginava que o rio Sorocaba tem tanta espécie de peixe e muito menos sabia as funções deles. Gosto muito de natureza. É interessante demais, cada um deles ajuda de alguma forma no equilíbrio ambiental”, destaca a jovem que até já pensou em fazer faculdade de Biologia Marinha, mas hoje pretende fazer Direito.

Na visita à exposição, por gostar da temática ambiental, ela foi convidada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente para participar do Clube Ecológico Conservadores da Natureza (CCN), do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, e que ocorre aos sábados, das 14h às 16h. No local, uma vez por semana, os adolescentes participam gratuitamente de palestras, aulas em campo e discutem temas sobre meio ambiente.

O Poupatempo está localizado na Rua Leopoldo Machado, 525, no Centro de Sorocaba. Já o CEA Rio Sorocaba fica na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, está em frente ao Poupatempo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 13h.

 

 

Tags:, , ,