Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/exposicao-no-jardim-botanico-traz-pecas-confeccionadas-em-madeira/
Acessado em: 18/01/2026 - 02h43

Exposição no Jardim Botânico traz peças confeccionadas em madeira

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Um fonógrafo, de 1929, e um tear de mais de 300 anos estão entre os objetos que poderão ser conferidos na mostra

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sedia a partir desta sexta-feira (dia 22) a exposição “Madeira, do início ao fim…”. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a mostra poderá ser conferida de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 14 de fevereiro, no Palacete de Cristal. A entrada é gratuita.

O objetivo da Sema é chamar a atenção das pessoas para o uso da madeira no dia a dia, refletindo também sobre o consumo consciente deste material que, muitas vezes, é explorado de maneira inadequada no Brasil, ocasionando enormes prejuízos ao meio ambiente.

Após a descoberta da sua versatilidade e das suas possibilidades de transformação, toda sorte de ferramentas e utensílios de madeira foram criados pelo homem ao longo de sua história.

Além de apresentar a madeira e suas características, a exposição abordará o seu uso no nosso dia a dia. Ela está presente nas várias formas de arte, na construção civil e é usada como combustível, entre outros. Além disso, o visitante também conhecerá os caminhos para se adquirir este material, colaborando com a conservação das florestas.

O que poderá ser visto

O público poderá conferir vários itens de madeira na exposição “Madeira, do início ao fim…”, desde utensílios de cozinha, móveis, objetos antigos, miniaturas de cozinha caipira, jangada, canoa, até imagens de santos. “Vamos expor ainda dois objetos muito interessantes: um tear de mais de 300 anos e um fonógrafo de 1929”, afirma Camila Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. Todas estas peças fazem parte do acervo da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”.

Quem for ao local também poderá conferir obras de arte confeccionadas em madeira, como “Tronco” e “Árvore Cortada”, do artista plástico Jaime Prades e que integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Instrumentos musicais de percussão, como alfaia e atabaques e um violão também poderão ser vistos.

De acordo com Camila Alvares, além da exposição, a ideia da Secretaria do Meio Ambiente é realizar outras atividades paralelas nos próximos finais de semana, como apresentações artísticas e oficinas ligadas ao tema. As atividades serão divulgadas em breve.

Além disso, a mostra contará com banners informativos descrevendo a exploração madeireira no Brasil, a estrutura da madeira, a importância do consumo consciente e a relação do homem e este material.

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone (15) 3227.9996.