Exposição fotográfica reúne a história vivida pela terceira idade sorocabana
Com o objetivo de resgatar a memória e valorizar o conhecimento da terceira idade, a Prefeitura de Sorocaba está promovendo o Projeto “Memória Viva” na Chácara do Idoso e no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”. Uma das atividades deste mês é a exposição fotográfica “Pequenas memórias, grandes lembranças”, com imagens pessoais dos frequentadores dos dois espaços, que são voltados exclusivamente aos idosos da cidade.
“A nossa ideia é resgatar a memória deles de uma forma lúdica, valorizando o conhecimento que possuem e fazendo com que eles percebam que podem trazer várias experiências positivas para o presente, mesmo que sejam vivenciadas de uma forma diferente”, explica Iara Santoro, da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Ela ainda conta que o projeto, realizado desde o ano passado, trabalhou com a terceira idade de outras formas, como a produção de um livro de receitas, o resgate de brincadeiras e cantigas de roda que os idosos vivenciaram em sua infância, e a realização do Dia da Família, quando os idosos levaram seus familiares na unidade. “A nossa próxima atividade provavelmente será a realização de um sarau”, adianta.
Iara destaca que “o mais importante é trazer toda a sabedoria deles para fora, para não ficar adormecido e também para eles não terem uma saudade penosa do passado, mas sim uma saudade boa com a consciência plena de que toda a história vivida faz parte do que eles são hoje”.
As fotos da exposição foram levadas pelos próprios frequentadores das unidades e contam um pouco da história pessoal de cada um, além de fotos antigas de alguns locais da cidade.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), na Chácara do Idoso são 68 fotos expostas. No Clube do Idoso estão reunidas 123 fotos dos sócios. A exposição fotográfica permanece nas duas unidades até o dia 30 de março.
“Os olhos verdes mais bonitos que eu já vi”
Entre as fotos da exposição estão as de Alice Gonzaga Pereira, 73 anos, moradora da Vila Porcel. Para ela, a iniciativa foi muito bacana. “É muito interessante mostrar um pouco da nossa história e conhecer a dos amigos. E olhe que aqui cada um de nós tem muitas para contar”, brinca.
As duas fotos de Alice escolhidas para integrar a exposição fotográfica mostram o lado familiar da sócia da Chácara do Idoso. Uma é a do casamento dela com o marido Ivo Pereira, em 1959, na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Santana. “Sou muito orgulhosa de estar casada com ele até hoje. São 55 anos de união. Ele era lindo, tinha os olhos verdes mais bonitos que eu já vi.”
A outra foto retrata uma viagem feita pelo casal, em 2003, a Bertioga. “Vivo passeando. Esta aqui foi feita no SESC Bertioga”, conta. “E passear é o que eu mais gosto de fazer. Aqui na Chácara faço ginástica, oficina de memória e dança de salão. Acho uma delícia, acordo disposto, e aqui faço amizade”, finaliza.
Serviço
Chácara do Idoso
Endereço: Rua Manuel Afonso, 64, na Vila Progresso
Clube do Idoso
Endereço: Rua Padre Lara de Moraes s/nº, em Pinheiros, ao lado do Centro Esportivo
