Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/exposicao-fotografica-retrata-a-vida-de-monges-budistas-em-myanmar/
Acessado em: 19/01/2026 - 02h04

Exposição fotográfica na Biblioteca Municipal retrata a vida de monges budistas em Myanmar

Por: Ana Maria Fonseca Agmont (Programa de Estágio)

“Myanmar: Vozes que Escutam Caladas” será tema da exposição fotográfica, que tem início nesta quarta-feira (17) na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

Idealizada por Zare Ferragi, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), UFSCar e Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEX), a mostra tem como objetivo retratar a vida dos monges budistas no país Myanmar, localizado no sul da Ásia continental, e fazer com que a população reflita sobre esse país, atualmente em transição democrática e ressalte aos brasileiros a importância dos ensinamentos adquiridos pelos monges.

De acordo com Ferragi, a exposição contém 24 imagens do Mianmar e seu povo, feitas por ele em março de 2007, que demonstram a vida difícil enfrentada pelos monges em meio a um regime autoritário que atualmente passa por transição democrática.

“Os monges estão em uma posição de aprendizado e ensino, estudando muito e ajudando aos outros. Eles são as vozes que escutam caladas. São monges que acreditam nos fundamentos da democracia e têm consciência de seu papel ativo em exigir um governo melhor”, destaca.

No dia da abertura, das 16h às 18h, o público poderá participar de uma aula aberta referente ao tema, ministrada por Zare Ferragi, no auditório da biblioteca.

A exposição permanecerá até o dia 7 de dezembro na Biblioteca Municipal, que está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados e domingos, das 13h às 16h50. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228-1955.