A população já pode conferir gratuitamente cerca de 40 imagens de aves urbanas da exposição fotográfica “Asas da Cidade”, do professor e ambientalista Gabriel Bitencourt, no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O lançamento da mostra ocorreu na noite da última quarta-feira (22).
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a exposição ficará em cartaz até o dia 9 de novembro. “Não foi à toa que escolhemos o Jardim Botânico para abrigar essa mostra. Este espaço nasceu para termos conhecimento da nossa flora, recuperá-la e, como consequência, aumentar o número de espécies de animais, em especial as aves. Agradeço a presença de todos vocês, especialmente ao Gabriel Bitencourt, que nos presenteou com essas belas imagens”, destacou Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.
De acordo com o autor das fotografias, o principal objetivo da exposição é o de mostrar as belas aves que ainda conseguem coabitar as cidades junto aos seres humanos, despertando o olhar e a preocupação da população com a preservação da boa qualidade ambiental dos espaços.
Entre as imagens, o público pode conferir as fotografias da garça-moura (Ardea cocoi) e do jaçanã (Jacana jacana), retratadas no Parque das Águas, do ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum) e de uma lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), às margens do Rio Sorocaba.
O supervisor de ensino Élcio Mario Pinto e a advogada Adriana Rocha participaram da cerimônia de abertura da exposição. Amigos de Gabriel Bitencourt, e também amantes da fotografia, acharam as imagens muito bonitas. “E é difícil fazer uma seleção com essas fotos dele, já que ele tem muitas imagens e uma mais bonita que a outra. Ele capta momentos especiais, não são fotos estáticas, elas têm dinâmica. Adoro isso”, comentou Adriana.
Gabriel Bitencourt é professor especialista em Educação Ambiental. Foi vereador em Sorocaba por 12 anos consecutivos e secretário de Meio Ambiente em Porto Feliz. Ativista socioambiental há várias décadas, sempre apaixonado pela natureza, tem se dedicado à arte fotográfica para retratar as aves em seu ambiente natural e aquelas que conseguem viver nos espaços urbanos.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.