Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/exposicao-da-flora-de-sorocaba-ja-pode-ser-conferida-no-jardim-botanico/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h00

Exposição da Flora de Sorocaba já pode ser conferida no Jardim Botânico


 

Os sorocabanos já podem conferir gratuitamente a exposição “Exsicatas da Flora de Sorocaba”, no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Trata-se de amostras de plantas prensadas e secas em uma estufa (herborizadas), costuradas em uma cartolina branca, com informações sobre o vegetal recolhido e o local de coleta.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – campus Sorocaba, a exposição faz parte da programação em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro. 

No Palacete, os visitantes poderão conferir espécies da flora dos parques naturais de Sorocaba, como uma salsaparrilha (Smilax sp.), uma planta medicinal encontrada no Jardim Botânico em outubro de 2012; uma esponjinha (Calliandra foliosa), planta encontrada no Parque Natural do Ouro Fino, coletada em setembro de 2009; ou uma baga-de-morcego (Trichilia pallida), encontrada no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” em julho de 2008.

O acervo foi fornecido pelo herbário da PUC, por intermédio da professora Vilma Palazetti, doutora em botânica e pesquisadora da universidade.

De acordo com a Sema, a exsicata é o testemunho que a planta existe ou existia no passado em uma região geográfica. Elas são depositadas em um herbário, que é o local onde são guardadas plantas desidratadas colhidas na natureza e formam uma coleção botânica destinada à pesquisa da sua origem e classificação.

Uma das funções atribuídas aos Jardins Botânicos é o fomento à pesquisa científica relativa à biodiversidade da flora, assim como armazenar os registros científicos da presença das diferentes espécies nativas de uma região. ”Essa divulgação do conhecimento científico e das diferentes técnicas utilizadas para a preservação de materiais de pesquisa é uma ação muito interessante que estamos fazendo em nosso Jardim”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro.

Deste conhecimento surge a necessidade da preservação da biodiversidade local, isto é, considerar as relações existentes entre as plantas e animais, preservando o equilíbrio ambiental. “Conhecendo as plantas de um local podemos reflorestar áreas degradadas com as espécies que originalmente ocorriam lá”, explica Clebson Ribeiro.

Os visitantes poderão conferir a mostra até o dia 28 deste mês. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.