Um acervo com mais de 70 peças arqueológicas que estão sob a guarda do Museu Histórico Sorocabano (MHS) entrará em exposição a partir desta terça-feira (17), no próprio MHS. Intitulada como “Exposição Arqueologia: o metrô descobrindo o passado”, os itens já foram expostos em estações de metrô na capital. A entrada é gratuita.
O material exposto é parte da coleção preservada do Sítio Arqueológico Santo Amaro I, encontrado durante escavações feitas na Avenida Adolfo Pinheiro para a construção da Linha 5 – lilás do Metrô no centro histórico de Santo Amaro. São ao todo 397 fragmentos, compondo 76 conjuntos e o maior é uma vasilha de cerâmica reconstituída composta de 127 fragmentos.
As peças foram recebidas pelo MHS no final do ano passado, e desde então o município de Sorocaba tem a salvaguarda dos itens que passaram a integrar o conjunto de mais de 1.800 itens do acervo endosso institucional do Museu Histórico.
Para a museóloga, Daniella Moreira, a ideia com essa exposição é ampliar o conhecimento sobre o metrô e trazer esses itens ao conhecimento do público sorocabano é uma forma de prestação de contas com a sociedade além de reforçar que nas peças há arqueologia pré-histórica e histórica.
O horário de funcionamento do Museu Histórico Sorocabano que fica na rua Teodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência, é de terça a sexta das 9h as 16h30 e sábado, domingos e feriados das 11h às 16h.