Exposição “A Marca na Rosa” está em cartaz no Shopping Pátio Cianê
Por: Secom Sorocaba
A população pode conferir gratuitamente a exposição fotográfica do projeto “A Marca na Rosa”, que trata sobre relacionamento abusivo, no Shopping Pátio Cianê. A mostra permanecerá no estabelecimento comercial, localizado ao lado do Terminal Santo Antônio, até o dia 7 de fevereiro.
O projeto foi lançado pela gestão do prefeito José Crespo em 2018, por meio da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), com o objetivo de contribuir para que os jovens tenham uma melhor compreensão do que é um relacionamento abusivo e assim diminuir o número de meninas vítimas de agressões, principalmente por seus namorados ou companheiros, esclarecendo os malefícios causados por relacionamentos ciumentos e conturbados.
A mostra traz imagens de garotas que foram retratadas, num visual contemporâneo, como vítimas de violência causada por relacionamentos abusivos. A ideia partiu da estudante Estéfany Vitória Saez, que vivenciou um relacionamento abusivo e percebeu que deveria falar abertamente sobre sua experiência pessoal para que o mesmo não continuasse a se repetir com outras meninas. Pensando nisso, a jovem procurou o poder público para que juntos pudessem criar uma ação para levar o assunto às escolas.
As fotos da exposição também trazem trechos do poema “A Marca na Rosa”, escrito pela jovem Estéfany Vitória Saez, de 18 anos de idade, que vivenciou um relacionamento abusivo. A mostra ainda conta com um banner do violentômetro, que orienta as mulheres a prestarem atenção em comportamento e ações que podem evoluir para ofensas, ameaças e abuso sexual.
O Shopping Pátio Cianê está localizado na avenida Afonso Vergueiro, ao lado do Terminal Santo Antônio. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3229.3440 (Coordenadoria da Mulher).
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Cidadania
