Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/expo-trabalho-registra-maior-publico-das-sete-edicoes/
Acessado em: 30/11/2025 - 13h40

Expo-Trabalho registra maior público das sete edições

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Bruno Corrá - bcorra@sorocaba.sp.gov.br

Agências de empregos receberam mais de 5.500 currículos; dezenas de candidatos foram encaminhados para entrevistas já na segunda-feira

De Sorocaba, Votorantim, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, Capão Bonito e Itu, entre outras cidades. Aproximadamente seis mil visitantes, a maioria em busca de emprego, passaram pela Expo-Trabalho nesta sexta-feira (20). Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e a Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego), o evento aconteceu na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten).

As cinco agências de emprego que participaram do evento receberam juntas 5.575 currículos, sendo que só em uma delas, a Desafio, os visitantes deixaram 1.260 currículos. As dez palestras que foram realizadas ao longo do dia contaram com um público de 295 pessoas. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) emitiu 42 novas Carteiras de Trabalho, enquanto que o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) fez 248 cadastros de jovens interessados em trabalho. O Instituto Técnico de Aprendizagem (ITA) também realizou 330 cadastros, sendo que 20 candidatos foram encaminhados para entrevista na segunda-feira (23).

Horas antes dos portões abrirem, às 8h30, a fila já era grande. Conforme avaliação dos organizadores foi o maior público já registrado no evento e a grande participação foi motivada principalmente pela baixa oferta de vagas no mercado de trabalho. “O fato de reunir em um mesmo ambiente várias agências de Recursos Humanos traz muito mais comodidade para quem está procurando trabalho”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida.

Com várias cópias do currículo em mãos, João Paulo Gomes Alves, de 23 anos, morador de Itu, chegou cedo à Uniten. Trabalhava como Auxiliar de Produção, mas como está cursando Técnico em Química, espera ampliar as possibilidades de emprego. “Busco um trabalho em indústria ou um estágio remunerado nessa área que estou estudando”, disse o jovem.

Desempregada há um bom tempo, Maria de Lourdes Carlos, moradora da Zona Norte de Sorocaba, também saiu cedo de casa para entregar seu currículo nas agências que participaram da Expo-Trabalho. Foi a primeira vez que participou e gostou muito. “O que mais gostei foi encontrar várias agências de emprego num lugar só. Pude entregar vários currículos gastando apenas uma passagem de ônibus. Se eu tivesse que percorrer todas essas agências ia ficar muito caro”, afirmou.

Para o presidente da ComEmprego, Pedro Luiz Monteiro, a qualificação é a palavra-chave para enfrentar a crise. Comentou que muitas pessoas não sabem direito como procurar emprego, deixando os currículos sem se preocupar em perguntar quais as vagas que mais surgem nas agências. “O ideal é pesquisar quais são as oportunidades existentes e a partir daí buscar uma qualificação. Pizzaiolo é uma profissão que está em alta, tem muitas pizzarias na região, então temos investido em cursos para essa formação”, diz ele.

A sétima edição contou com as participações do PAT-Sorocaba, Banco do Povo Paulista, Espaço Empreendedor, Projeto Metarreciclagem, Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Sest-Senat, Serviço Nacional do Comércio (Senac), First Idiomas, Qualifica Cursos de Qualificação, Pro-Hair Escola de Cabeleireiros, Centro das Indústrias do Estado e São Paulo (Ciesp), Inova, CIEE, ITA, AJG, APRH e Agências de Emprego, Sincomerciários, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert-Regional Sorocaba), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Associação Comercial de Sorocaba (ACS), Wings Escola de Aviação, Centro de Formação Sinthoressor e GE Grupo de Empresários.