Exército encerra ciclo de palestras contra a dengue

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Mais de 10 mil alunos foram atendidos nas 45 unidades visitadas pela Forças Armadas, em duas semanas.

 

Os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal “Profª Julica Bierrenbach”, no Jardim Cruzeiro do Sul, receberam nesta quinta-feira (25), o Exército Brasileiro, representado pela 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), para a palestra de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A palestra educativa é uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e Saúde (SES), com a participação das Forças Armadas que, desde o último dia 16 de fevereiro, atingiu a 10.615 estudantes, de 45 escolas da Rede Municipal de Ensino. Nesta quinta, o Exército visitou também as escolas municipais “Profª Darlene Devasto” (Jardim Atílio Silvano), “Profª Josefina Zilia de Carvalho” (Jardim Guadalajara) e “Recreio dos Sorocabanos” (Bairro Recreio dos Sorocabanos), encerrando a programação.

O gestor de Desenvolvimento Educacional do Programa Escola Saudável, Luís Gustavo Maganhato, disse que as ações são de grande importância, pois têm a proposta de mudar o comportamento das crianças. A diretora da escola “Profª Julica Bierrenbach”, Lucibel Newman Corrêa, aprovou a visita do Exército. “A presença deles conversando com os alunos, vem reforçar todo o trabalho que já desenvolvemos no cotidiano da escola”, disse.

A diretora conta que a unidade atende cerca de 500 alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental e mantém um trabalho que é realizado pelos professores durante o ano, envolvendo a questão da dengue. “Em determinado momento do ano sairemos com os alunos para visitar o bairro e conscientizar sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue”, disse.

A palestra foi ministrada pelo sargento do Exército, Everton Sangoi, que falou do trabalho realizado durante esses dias nas escolas. “É de extrema importância as Forças Armadas estarem envolvidas em ações de conscientização com as crianças do Ensino Fundamental”, ressaltou. Segundo ele, é na interação que acontece durante as palestras que os alunos absorvem todas as informações importantes acerca do combate ao Aedes e transformam-se em propagadores junto aos pais, amigos e vizinhos.

Aluna do 5º ano, Nicole Conca gostou muito da palestra e assumiu sua postura cidadã dizendo que vai ficar atenta para recolher todos os recipientes que encontrar. “Ver o Exército aqui na escola é muito bacana e aprendi coisas que ainda não sabia sobre a dengue”. Em sua família, três pessoas tiveram dengue e isso serviu de mais alerta para a menina de dez anos que, daqui para frente, também vai passar a alertar os pais sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito. “Isso é muito sério”, finalizou.

Tags:, ,