Lixo recolhido às margens do rio ficará exposto em um contêiner transparente no Parque das Águas.
Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste sábado (dia 19), das atividades em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, ambos celebrados em 22 de março. As ações tiveram início às 8h30 com a concentração para a 2ª Caminhada Ecológica pelo Parque Linear do Rio Sorocaba. Às 9h30 ocorreu a 8ª Expedição de Barco no Rio Sorocaba, que contou com a participação do secretário de Meio Ambiente (Sema), Clebson Aparecido Ribeiro e do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Rodrigo Maldonado. Ao final, os grupos se encontraram no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde aconteceu o plantio de mudas de árvores nativas.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as ações tiveram o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da água, o uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a preservação dos mananciais.
Para o titular da Sema, Clebson Ribeiro, a ação mostra todo o trabalho que a cidade vem realizando para a despoluição do Rio Sorocaba. “Temos que conscientizar as pessoas sobre a necessidade de manter esses espaços limpos, e a expedição de barcos, com a presença de vários parceiros, mostra o quanto o rio é importante para a nossa cidade”, explica.
Após a concentração em frente ao Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) todos receberam orientações para fazer a recolha do lixo que é depositado irregularmente às margens do Rio Sorocaba. O grupo saiu em direção ao Parque das Águas.
A caminhada de 8 quilômetros até o local, recolhendo os resíduos depositados à beirada do rioi, animou aos participantes. O estudante Jonatas Rafael da Silva Moraes, 16 anos, disse que gostou muito de participar e não ficará de fora quando houver outras ações. “Pena que há muito lixo nas margens deixados pelas pessoas. Recolhemos três sacos de material, a maioria garrafas plásticas, isso é um absurdo”, relatou o jovem.
Quem, também, fez o percurso o instrutor de classe, César Pires. “É um trabalho muito importante para a conscientização das pessoas e, por isso, procuramos participar sempre”, diz.
Já a expedição de Barco do Rio Sorocaba teve a saída de frente ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre, e percorreu o trecho entre a Ponte Padre Madureira e o Parque das Águas, num trajeto de aproximadamente 40 minutos. Nesta edição, a expedição contou com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros, SAAE Sorocaba, Defesa Civil, Grupo Caturros Navegantes, Águas de Votorantim e Prefeitura de Votorantim.
Na chegada dos grupos ao Parque da Águas, todo o lixo recolhido foi colocado num contêiner transparente e fará parte da exposição “O lixo que você joga um dia volta”.
Os participantes ainda fizeram o plantio de mudas de árvores nativas com objetivo de ampliar os refúgios para a biodiversidade no Parque das Águas. As espécies escolhidas são adequadas para a recuperação de mata ciliar e também adaptadas aos locais que, normalmente, podem ficar alagados. São mudas de ingá, sangra d’água, aroeira-pimenteira, tamboril, entre outras. Para o estudante de biologia Ítalo Araújo Soares, 26 anos, esse trabalho de educação ambiental é de suma importância para a preservação dos espaços. “Fiz questão de participar e plantar uma muda de árvore, justamente, para fazer com que as pessoas se conscientizem mais”, disse.
Sobre o rio Sorocaba
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.