Com expectativa de participantes de Sorocaba e cidades vizinhas, acontece nesta quinta-feira (28), no Parque Tecnológico (PTS), o lançamento do Hacking Health Sorocaba. Ação de origem canadense une profissionais da saúde, empreendedores, designers e profissionais de tecnologia, entre outros, para repensar o sistema de saúde e buscar soluções para o setor.
O movimento é uma parceria com a Hacking Health Global, aberto a todas as instituições públicas, privadas e pessoas ligadas à área da saúde. O objetivo é o engajamento de todos para a construção de uma comunidade regional de inovação e co-criação de soluções para os problemas que afetam o setor de saúde.
As atividades começam com apresentação oficial do Hacking Health Global e do Hacking Health Brasil, feita por Gib Medeiros, responsável pelo programa no Brasil. Em seguida, haverá palestra de lançamento do Hacking Health Sorocaba, sobre as expectativas para a cidade, o cronograma de atividades e as ferramentas para auxiliar em projetos locais.
Ainda serão apresentados casos de sucesso quanto a projetos inovadores que se desenvolveram com a união de grupos multidisciplinares. Além de debater o papel de médicos, enfermeiros, profissionais de TI, designers e demais empreendedores no processo de inovação, o Hacking Health Sorocaba vai lançar uma plataforma colaborativa on-line para troca de ideias e projetos entre os participantes.
Por que Sorocaba?
A escolha de Sorocaba para o evento foi em função de a cidade chamar a atenção do Hacking Health Brasil por suas características no segmento de saúde. No município estão instaladas empresas fabricantes de equipamentos médico-hospitalares e importantes hospitais e universidades, como o Banco de Olhos de Sorocaba e a PUC-SP.
Rodrigo Mendes, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), uma das instituições articuladoras do movimento destaca que nos últimos anos muitas ideias inovadoras surgiram dentro dos corredores e departamentos das empresas sem ser aproveitadas, seja por falta de recursos ou de profissionais adequados para desenvolvê-las. “Queremos oferecer um ambiente propício para a troca de informações entre os diversos agentes da área da saúde e a interação deles com uma gama de profissionais capazes de transportar as boas ideias do papel para a realidade”, afirma.
Com início às 9h e encerramento previsto para as 12h, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico, localizado na Av. Itavuvu, 11.777. O evento tem entrada gratuita, mas é necessária inscrição prévia para participação. Para mais informações, basta acessar http://hackinghealt.ca/city/sorocaba-brazil[1] .