Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/evento-no-bairro-ana-paula-eleuterio-reforca-a-importancia-do-estudo/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h24

Evento no bairro Ana Paula Eleutério reforça a importância do estudo

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

 

Ideia é divulgar o projeto “Lugar de criança e adolescente é na escola”, que visa acabar com a evasão escolar no bairro

Muito Rap e Hip Hop com letras incentivando o estudo marcaram a manhã desta quinta-feira (31) na praça do bairro Ana Paula Eleutério. O movimento realizado junto à comunidade por um grupo intersetorial da localidade, teve como objetivo divulgar o projeto “Lugar de criança e adolescente é na escola”, que visa acabar com a evasão escolar no bairro.

Crianças e adolescentes alunos das escolas da comunidade, além de membros de pastorais e do CRAS, participaram da ação promovida pelas Secretarias do Desenvolvimento Social (Sedes), da Educação (Sedu), Saúde (SES), da Cultura (Secult) e do Meio Ambiente (Sema), em conjunto com o grupo intersetorial. Além das músicas, improvisadas com as definições dos jovens sobre o tema em questão, também foram sorteados kits escolares doados por empresas que apoiam o projeto e foram realizadas gincanas.

O projeto

Segundo a responsável pela seção de Proteção Social Básica da Zona Norte, Elisangela de Souza, a ideia surgiu durante os encontros intersetoriais que acontecem com integrantes da comunidade, nos quais são discutidas as necessidades do bairro. “Nós percebemos que um grande problema que acontece aqui é a evasão escolar. Os jovens iniciam o ano letivo na escola, mas logo param de frequentar. Nós criamos esse projeto com o intuito de reverter essa situação”, conta.

Desde o fim do ano passado são desenvolvidas atividades nas unidades públicas do Ana Paula Eleutério e instituições a fim de incentivar o aluno a estudar. “Nós divulgamos o projeto no CRAS e na Pastoral, por exemplo, para atingir as famílias e também aqueles adolescentes que já abandonaram o estudo”, esclarece.

Passaporte para o futuro

Para a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, a conscientização das crianças, jovens e das famílias acerca da importância de se manter na escola é fundamental. “Precisamos mostrar que existe esperança, uma perspectiva de vida. Esses jovens têm que acreditar no futuro, porque acreditar é a principal ferramenta para alcançar os sonhos”, declara.

Ainda conforme a secretária, a evasão se deve à dificuldade em as pessoas acreditarem que a escola é um passaporte para um futuro melhor. “Os jovens precisam entender que eles podem também mudar as escolas. Têm que abrir discussões, sugerir melhorias para que juntos possamos construir espaços mais atrativos para o estudo”, frisa.

Mas, na contramão dos altos índices de abandono da escola do bairro, muitos alunos garantem que sabem que a instituição de ensino é essencial para garantir um futuro melhor. A aluna do 6º ano da Escola Estadual “Professora Wanda Costa Daher”, Mayara Silva, 11, quer ser Veterinária e afirma que está estudando para isso desde já. “Além de ter um futuro bom, eu quero servir de exemplo para os meus filhos. Se eu não estudar, que exemplo eles vão ter dentro de casa?”, questiona.

É acreditando no potencial da jovem e de todos aqueles que se determinam em construir suas histórias, Edith garante: “eles podem e são capazes de qualquer coisa que eles quiserem”.