Evento na Biblioteca Municipal reúne 50 empreendedoras

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Com a presença de aproximadamente 50 mulheres, ocorreu na noite desta quinta-feira (21), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, o 14º Encontro Mulher Empreendedora. O evento, que se tornou tradicional entre as empreendedoras sorocabanas, teve como ponto alto a palestra “Meu Caminho de Superações”, proferida pela empresária Gabriela Macedo.

Na abertura, Mirian Zacarelli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), destacou que a iniciativa da Prefeitura visa oferecer ao público feminino apoio e conhecimento para melhorar a gestão e impulsionar o negócio. Destacou o “Mulher Empreendedora” é uma das ações do Espaço Empreendedor, que atua no fortalecimento do micro e pequeno empreendedor.

Além de ampliarem seus conhecimentos com a história de vida profissional da palestrante, as participantes puderam conhecer outras empreendedoras, trocar cartões de visitas e experiências profissionais. Esse foi o caso de Camila Pereira, da Vila Gabriel. Ela contou que viu no evento, uma oportunidade de aprender um pouco mais e fazer contatos para possíveis clientes e parceiras no trabalho de venda direta.

Já Ana Mara Costa Barbosa, que está sem trabalho, decidiu participar porque deseja empreender, mas ainda não definiu que tipo de negócio pretende abrir. “Vim para assistir à palestra e principalmente trocar informações com as participantes. Sempre podemos tirar algo bom de um evento assim e pode ser que encontre uma boa ideia de negócio”, afirmou.

A palestrante

Nascida em Campinas, Gabriela Macedo vive em Sorocaba desde 2005. Sua trajetória no empreendedorismo começou aos sete anos de idade. “Vendia colarzinhos de miçangas para as meninas da escola, do prédio onde morava. Era criativa, porque o empreendedorismo tem como características principais criatividade e inovação”, contou.

Aos 25 anos, morando em Sorocaba, Gabriela iniciou a vida de empresária, chegando ao atual negócio: a produção de semijoias. Contou com ajuda do Banco do Povo Paulista para estruturar a loja que abriu na cidade. “Uma cliente me falou sobre o microcrédito e eu fui lá. Era o que eu precisava para montar a loja, para adquirir produtos”, conta a empresária que gera vários empregos diretos.

Espaço Empreendedor

Quem não pôde participar do encontro na Biblioteca ainda tem a oportunidade de terrenos de buscar apoio e esclarecer dúvidas no Espaço do Empreendedor. A iniciativa foi criado pela Prefeitura de Sorocaba com o intuito de concentrar uma série de ações e serviços voltados a facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores da cidade, sejam eles formalizados ou não.

Em geral, os sorocabanos atendidos no Espaço Empreendedor buscam, principalmente, orientações e informações sobre formalização de negócios, emissão de guias como a Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-Simei), além de esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto de Renda. No local também funciona a unidade do Banco do Povo Paulista, que concede empréstimos para várias finalidades, com taxa de juro de 0,35% ao mês. O atendimento é gratuito e não é preciso agendar horário.

O Espaço Empreendedor fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – bairro Santa Teresinha. Informações pelo telefone (15) 3229-2372.

Tags:, ,