Evento na Biblioteca Municipal atrai noventa mulheres empreendedoras
Aberta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, a 12ª edição do encontro “Mulher Empreendedora” reuniu um público de noventa pessoas na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. O evento, realizado na noite desta quinta-feira (26), teve como ponto alto a palestra da empresária e consultora Maria Regina Cepil Tenor, focando a realização de sonhos com educação financeira.
O secretário reverenciou as presentes pela iniciativa de participarem da palestra e pela disposição de aprender um pouco mais, lembrando que muitas mulheres chefiam famílias, trabalham em dois ou três turnos, têm um papel dos mais importantes na sociedade. “Por isso a Prefeitura realiza eventos como este, voltado a elas. Para valorizar as pequenas empreendedoras, que podem contar com a estrutura do Espaço Empreendedor. Tem o microcrédito do Banco do Povo com juro baixo, que permite ao pequeno empreendedor crescer, ampliar os serviços e ganhar mais”, afirmou.
Proprietária de uma agência digital, de criação e hospedagem de sites e campanhas de divulgação em internet, Vanessa Polaino participou pela primeira vez. Além da palestra, de aprender um pouco mais sobre educação financeira, disse que a oportunidade de interagir com outras pequenas empresárias e poder oferecer seus serviços foi o que a motivou. “É um ambiente bom para trocar informações, fazer network”, disse.
A mesma expectativa motivou Raquel Pisaniello, proprietária de uma escola de gastronomia no bairro Wanel Ville 4. Esta foi a segunda vez que ela participou do evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). “É uma iniciativa muito boa, proporciona a oportunidade aos pequenos empresários de aprender mais, de conversar, fazer contatos importantes”.
Formada em Administração de Empresas, com especialização em Finanças e Controladoria pela FGV, Maria Regina é pós-graduada em Economia e Gestão Empresarial. Abriu a palestra falando sobre um quesito básico para o sucesso do empreendimento: saber quanto custa o produto que vende. Falou também sobre a importância de não misturar as finanças pessoais com a empresarial. “Primeiramente é preciso fazer um diagnóstico, um levantamento dos rendimentos e despesas, anotando diariamente todos os gastos. Não importa o valor, mas sim o registro para entender para onde está indo seu dinheiro”, ensinou. Após a palestra, as participantes puderam conversar, trocar informações, compartilhar experiências, troca de cartões e até mesmo iniciar negócios entre si.
A Prefeitura de Sorocaba mantém no Espaço Empreendedor, uma estrutura completa para atendimento e orientação aos micro e pequenos empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria. A unidade fica à Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – telefone 3202-9152.
Tags:Biblioteca Municipal, Biblioteca Municipal, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico, Mulheres Empreendedoras, Mulheres Empreendedoras
