Evento marca início de ações para realização de Simpósio no PTS
Por: Marcelo Macaus
Aconteceu nesta sexta-feira a reunião de alinhamento para a realização do Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa (SERFA), que será realizado em Sorocaba no próximo mês de novembro. Esta será a nona edição do evento que, pela primeira vez não será sediado em São José dos Campos, graças ao trabalho de articulação desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
O evento reuniu representantes do alto escalão da Força Aérea Brasileira, como o diretor do Instituto de Estudos Avançados, coronel aviador Lester e o coordenador do SERFA, tenente coronel aviador Rafael Paes, que foram recepcionados pelo presidente do PTS, Roberto Freitas. A prefeita Jaqueline Coutinho foi representada pelo secretário da Segurança e Defesa Civil, Marcos Mariano. Os deputados Vitor Lippi e Jefferson Campos, federais, e Carlos Cesar, estadual. O vereador Pastor Apolo representou a Câmara Municipal de Sorocaba.
O objetivo deste primeiro encontro preparatório foi o de apresentar e começar a alinhar parcerias visando a realização deste que é considerado o maior fórum sobre o mercado aeroespacial de todo o Hemisfério Sul, e que está agendado para acontecer de 11 a 14 de novembro na cidade, no PTS.
“Tivemos a oportunidade de receber representantes da FAB, do Ministério da Defesa e de potenciais parceiros e patrocinadores, como a Airbus, Embraer, Flex Brasil, Splice, Facens, Senai, entre vários outros. Estamos abertos a novos parceiros que podem nos procurar no Parque Tecnológico”, destacou Freitas.
Entusiasmado com a oportunidade de Sorocaba sediar um evento dessa natureza e importância, o presidente do PTS adiantou que nos dias 11 e 12 de novembro o Simpósio terá workshops para estudantes. “A abertura oficial acontece na noite do dia 12 e estamos trabalhando para trazer o ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para fazer a palestra principal”, destacou Freitas.
