Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/evento-em-sorocaba-celebra-dia-mundial-da-migracao-de-peixes/
Acessado em: 19/01/2026 - 04h23

Evento em Sorocaba celebra Dia Mundial da Migração de Peixes

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Atividades educativas ocorrem até a próxima quarta-feira em espaços próximos ao rio Sorocaba

 

Para comemorar o Dia Mundial da Migração de Peixes (24 de maio), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza o evento “Conectando rios, peixes e pessoas”, com ações educativas a partir desta sexta-feira (dia 20). Na próxima semana, entre segunda e quarta-feira (dias 23, 24 e 25), serão realizadas mais atividades gratuitas em espaços próximos ao rio Sorocaba.

O Dia Mundial da Migração de Peixes é uma iniciativa global, com eventos locais em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar sobre os impactos ecológicos do represamento dos rios, sobre os peixes migratórios – que são aqueles que sobem até a cabeceira dos rios para a desova -, além de facilitar a compreensão do público em geral sobre a importância dos rios sem represamentos, dos peixes migratórios e as suas necessidades para a população.

A migração de peixes é crucial para a preservação das espécies. A maioria das espécies migratórias nada centenas de quilômetros nos rios em busca de alimento e para se reproduzir, completando o seu ciclo de vida. O problema é que em muitos mananciais existem barreiras, como diques, barragens e açudes, assim como a canalização de rios, que afetam a migração dos peixes podendo diminuir e até extinguir espécies.

O foco principal em Sorocaba será promover a educação ambiental como ferramenta para aproximação das pessoas ao rio. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente realizará visita monitorada, contação de história, exposições, oficinas e orientação aos pescadores. As ações educativas serão realizadas na Praça da Biodiversidade; Poupatempo; Centro de Educação Infantil “Ernesto Martins” (CEI-46), no Retiro São João; Centro de Educação Infantil “Dona Duzolina Batiolla Pagliato” (CEI-40), no Jardim Leocádia; e no trecho urbano do rio.

O objetivo desta rede de eventos simultâneos está no levantamento de dados de todos os países participantes sobre a ecologia da migração de populações de peixes pelos rios, ações e iniciativas realizadas, possibilidades de trabalhos com mobilização social e educação ambiental. Tais dados serão apresentados aos políticos e funcionários de alto nível do Parlamento Europeu e outros interessados.

O que Sorocaba faz

Nos últimos anos, a Prefeitura de Sorocaba vem realizando ações para a recuperação ambiental do mais importante manancial do município. A Secretaria do Meio Ambiente tem atuado na agenda de conservação do rio Sorocaba e seus peixes, por meio da Patrulha Ambiental, que monitora o trecho do rio que corta a cidade, sensibilizando os pescadores para a prática da pesca e os locais permitidos.

Em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso) e Universidade Paulista (Unip), a Secretaria do Meio Ambiente publicou em maio de 2015 o livro “Conectando Peixes, Rios e Pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a Migração dos Peixes”, que está disponível no link: http://goo.gl/fqCIPX[1].

Em oito capítulos, com imagens fotográficas, mapas, tabelas e gráficos, o livro traz, de forma clara e objetiva, um panorama sobre o papel dos rios e a necessidade de sua conservação, abordando, dentre outros temas, a proteção legal dos rios, a migração dos peixes, a pesca e a educação ambiental.

A publicação conta com a participação de renomados pesquisadores, como o professor doutor Miguel Petrere Jr., da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), considerado um dos especialistas de maior influência no mundo sobre o assunto. Ele e os demais profissionais analisaram o relacionamento do homem com os rios e a migração de peixes, apoiando-se principalmente em pesquisas e experiências focadas no rio Sorocaba e em outros cursos d’água, como o Paraíba do Sul e os rios da Amazônia.

 

Programação completa:

 

Dia 20 de maio (sexta-feira)

ATIVIDADES LÚDICAS NO CEI-46

85 crianças do CEI-46, entre três e cinco anos de idade, participarão de atividades lúdicas sobre a questão da migração dos peixes, como contação de história, pintura de peixes nas mãos e plantio.

Horário: manhã e tarde

Evento fechado

 

Dia 23 de maio (segunda-feira)

ATIVIDADES LÚDICAS NO CEI-40

100 crianças do CEI-40, entre três e cinco anos de idade, participarão de atividades lúdicas sobre a questão da migração dos peixes, como contação de história, pintura de peixes nas mãos e plantio.

Horário: manhã e tarde

Evento fechado

 

Dias 23, 24 e 25 de maio (segunda a quarta-feira)

POUPATEMPO SOROCABA

A exposição “Profissionais da natureza” mostrará ao público a biodiversidade de peixes existentes no rio Sorocaba e a função que ele desempenha no ambiente, com destaque para as espécies migratórias.

Horário: das 9h às 16h

Evento aberto ao público

 

Dia 24 de maio (terça-feira)

PRAÇA DA BIODIVERSIDADE

No local serão realizadas visitas monitoradas, exposição “Plantas que limpam a água”, oficina de artesanato em folha de taboa, oficina de bolas de sementes e de confecção de fantoches com caixas de leite.

Horário: das 9h às 16h

Evento aberto ao público

 

AÇÕES COM OS PESCADORES

No decorrer do dia ocorrerão ações em toda a extensão do trecho urbano do rio Sorocaba, visando ao esclarecimento e orientação dos pescadores sobre o local e os equipamentos permitidos para a pesca no rio.

Horário: das 9h às 16h

 

Endnotes:
  1. http://goo.gl/fqCIPX: http://goo.gl/fqCIPX