Encontro no dia 29 de julho, em Sorocaba, terá exposição, oficina de turbante, apresentação de chorinho e roda de conversa
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promove no dia 29 de julho um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. O encontro, gratuito e aberto ao público em geral, ocorrerá na Fundec, localizada na rua Brigadeiro Tobias, 73, no Centro, das 8h às 21h30.
A partir das 8h, os interessados poderão prestigiar a exposição de quadros e artefatos dos artistas plásticos Carlos José Gomes e Fernando Carrazedo Santana, com o tema “Mulheres”. Às 14h será realizada uma oficina de turbante, com a turbanista Tarsila Alves Lima Toti, especializada em cabelos étnicos. São 50 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada.
Na ocasião, às 18h30 terá apresentação de chorinho com os músicos da Fundec. A roda de conversa “Palavra de Mulher”, será às 19h e terá como tema “O feminismo negro e a Importância da Representatividade da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha no Continente Americano”. O debate será promovido pelo babalorixá Leandro Nunes Lial, representando o candomblé, Marinalva Leandro e pela blogueira Charô, do “Blogueira Negras”.
Sobre a data
A data é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. E tem relação com a realização em Santo Domingo, na República Dominicana, do 1º Encontro de Mulheres Afro latino-americana e Afro-caribenha ocorreu como forma de dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras nesse continente. Depois, um grupo de mulheres negras viu a necessidade de iniciar um debate em nível internacional sobre a situação da população afrodescendente, o racismo, discriminação e principalmente questionar a identidade europeia imposta a esse povo.