Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/eta-vitoria-regia-teve-apresentacao-de-projeto-preliminar-a-direcao-do-saae/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h17

ETA/Vitória Régia teve apresentação de projeto preliminar à direção do Saae


Diretores e engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba conheceram na tarde desta segunda-feira (08/09) o projeto preliminar da Estação de Tratamento de Água Vitória Régia (ETA/Vitória Régia), a ser implantada pela autarquia em área localizada na zona norte da cidade.

A apresentação foi realizada no auditório da ETE S-1 e teve a condução dos engenheiros da Acqua Eng Projetos, empresa vencedora da licitação promovida para a contratação do projeto executivo da obra. Na oportunidade, tanto o diretor-geral Adhemar José Spinelli Júnior como os engenheiros do Departamento de Água da autarquia tomaram conhecimento das linhas gerais do projeto da nova estação e puderam apresentar sugestões de ajustes, tanto na parte estrutural e eletromecânica, como no processo de tratamento.

A nova ETA terá algumas características peculiares, entre as quais a captação de água bruta diretamente no rio Sorocaba e tratamento a base de ozônio. Compacta e empregando o que há de mais moderno em termos de tecnologia, a ETA/Vitória Régia será totalmente automatizada e terá capacidade para tratar, inicialmente, 750 litros de água por segundo, com ampliação prevista para 1.500 litros por segundo, numa segunda etapa.

“Embora a zona norte de Sorocaba seja a região que mais vai se beneficiar com a nova estação, a cidade como um todo vai ganhar em termos de capacidade de abastecimento, visto que a ETA/Vitória Régia ficará interligada ao sistema hoje existente, trabalhando de forma integrada e contribuindo para a ampliação da capacidade atual”, ressalta Adhemar Spinelli.

O projeto executivo da ETA/Vitória Régia tem prazo de oito meses para ser concluído pela empresa contratada e assim que isso ocorrer o Saae/Sorocaba dará início ao processo de licitação para a contratação de empresa especializada na execução das obras, que deverão ser concluídas em 24 meses.

O financiamento para a obra é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no valor de R$ 53,4 milhões, com contrapartida de 10% da autarquia.