Estudantes têm aula de meio ambiente ao ar livre
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
No bairro Paineiras, alunos de escola municipal aprenderam sobre a importância da arborização urbana e plantaram 186 árvores nativas ao lado de um córrego
Nesta quinta-feira (dia 30), em torno de 200 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal “Prof. Basílio da Costa Daemon” tiveram uma aula prática de meio ambiente numa Área de Preservação Permanente (APP), ao lado de um córrego que passa bem próximo à unidade da rede municipal de ensino, na Rua Ataliba Pontes, no bairro Paineiras. O tema foi arborização urbana. Para isso, eles participaram de uma oficina de plantio e, para finalizar, plantaram 186 árvores de espécies nativas próprias para reflorestamento.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental fez parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo foi de envolver a comunidade do bairro no plantio, para que ela ajude a cuidar das árvores e iniba o descarte irregular de resíduos neste local, melhorando a qualidade de vida da população por meio da arborização urbana. Além de embalagens plásticas, garrafas pet, televisão, móveis, caixa de isopor encontradas no local, a APP ainda já foi alvo de queimada.
A área pública ganhou exemplares de pau-formiga, pau-viola, coração de negro, dedaleiro, castanha-paulista, capororoca, entre outras espécies. Todas as mudas utilizadas no plantio estavam no viveiro do Parque Natural “Chico Mendes”, oriundas de compensação ambiental, resultado de infração ambiental ou do corte de árvores autorizado pela Sema. Eram exemplares com altura de 1 m a 1,60 m, utilizados para a recuperação de áreas degradadas, APPs e outras áreas públicas. Para a ação, a Sema ainda providenciou toda a estrutura necessária, como a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.
Antes do plantio, a estagiária da Secretaria do Meio Ambiente, Jeniffer Fernandes, explicou às crianças sobre a importância da arborização urbana, a função da mata ciliar e os problemas do depósito irregular de lixo e das queimadas. “Este plantio que vocês vão fazer vai ajudar no ar aqui do bairro e vocês ainda poderão acompanhar o crescimento delas”, afirmou.
De acordo com a professora do 5º ano A, Telma Rodrigues Ottani, os alunos recebem aulas de meio ambiente por meio do Projeto “Estrada para a Cidadania”, uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e o Grupo CCR. “Eles aprendem sobre temas variados, como arborização e reciclagem”, frisa. Segundo ela, o bairro tem bastante problema relacionado à sujeira e às queimadas. “Os alunos se incomodam bastante com tudo isso.”
Um dos alunos que participaram da ação ambiental foi João Manuel Teixeira, 10 anos, aluno do 5º ano A da E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”. Para ele, é incômodo morar próximo a um local onde as pessoas jogam lixo e ateiam fogo. “Dá um pouco de vergonha. Não sei quem coloca fogo aqui, mas deve ser alguém do bairro. Isso é muito ruim”, comenta. E essa não é a primeira vez que João dá exemplo, ele participou de outros plantios com a escola e destacou a importância de ter mais árvores na cidade: “Ela ajuda o ar a ficar mais limpo para nós respirarmos”.
O plantio também fez parte do Projeto “Arboriza Sorocaba”, que atende a uma segunda etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana e visa ao plantio de um milhão de árvores até 2018, de forma contínua, com qualidade e com a participação ativa da sociedade sorocabana. De 2009 até o momento, o Governo Municipal plantou quase 600 mil exemplares arbóreos em áreas públicas e doou mais de 132 mil mudas para o plantio em quintais ou calçadas, totalizando mais de 700 mil árvores.
Tags:Educação, meioambiente, Plantio
