Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/estudantes-sao-premiados-em-projeto-de-sustentabilidade/
Acessado em: 01/12/2025 - 00h03

Estudantes são premiados em projeto de sustentabilidade

Por: Bruno Rodrigues

Concurso ambiental contou a participação de 232 estudantes do 5º ano, de três escolas municipais de Sorocaba
O Centro de Referência em Educação (CRE) foi palco, na noite desta terça-feira (24), da cerimônia de premiação do Concurso ‘Ao Redor da Ibero América 2019’. A campanha sustentável teve participação de 232 estudantes do 5º ano de três escolas municipais, em Sorocaba.
Durante os meses de maio, junho e julho os professores trabalharam em sala de aula as atividades com o tema voltado para a proteção da biodiversidade nos oceanos. Cada aluno confeccionou um aquário e colocou nele um animal marinho que deve ser protegido, tudo feito em materiais recicláveis.
Após a escolha, realizada pela comissão julgadora da Secretaria da Educação, estudantes, professores e as equipes gestoras das escolas municipais   “Professora Léa Edy Alonso Saliba”, “Professora Josefina Zilia de Carvalho” e  “Edward Frufru Marciano da Silva” foram premiados e homenageados nesta que é a etapa municipal.
Premiados da noite
Em primeiro lugar ficou o estudante Jonathan Miguel Coelho de Campos, da “Edward Frufru”, que foi contemplado com um tablet. A segunda colocação foi para a aluna Ana Clara Malaquias da Silva, da “Profª Josefina Zília de Carvalho”, que levou para a casa uma câmera GoPro. Na terceira colocação, apareceu o estudante Adrian Kaique Pereira Alves, da “Profª Léa Edy Alonso Saliba”, que ganhou um estojo de lápis de cor.
Além dos prêmios aos estudantes, os professores Jairo de Souza Filho, Márcia Cristina Palma e Cristiane Ribeiro de Carvalho Caramante levaram um certificado de honra pela participação e auxílio aos alunos.
O secretário da Educação, Wanderlei Acca, que participou da entrega da premiação salientou a importância da campanha. “Ações de sustentabilidade são sempre muito bem-vindas nas escolas. É fundamental que essas crianças tenham consciência de que o futuro do planeta está nas mãos delas. Trabalhar essa atenção à biodiversidade de maneira criativa como esta campanha propôs, deverá marcar ações de cidadania e responsabilidade ambiental por toda vida deles”, destacou.
Prêmio Nacional
Este ano, o prêmio nacional ficou com o estudante João Ardachnikoff, da EMEF. “Sonia Maria da Fonseca”, em Salesópolis-SP. O vencedor fará uma viagem à Cartagena das Índias, na Colômbia. Ano passado, a ganhadora nacional foi Jennifer da Silva Oliveira, de Sorocaba, premiada com uma viagem para as Ilhas Galápagos, no Equador. O tema abordado também foi a reciclagem e reutilização de plásticos, entretanto, o destaque foi a preservação de animais em extinção.
Este concurso ambiental é promovido pela Veolia Brasil em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A campanha Ao Redor da Ibero América é realizada em sete países da América Latina onde a Veolia tem atividades: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e Equador. Do Brasil participaram escolas municipais do Estado de São Paulo: Sorocaba, Iperó, Capão Bonito e Vale do Paraíba, e de Santa Catarina: Antônio Carlos, Biguaçu, Tijucas, Palhoça, Camboriú, Blumenau e São José.