Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/estudantes-fazem-primeira-colheita-de-horta-preparada-por-eles/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h38

Estudantes fazem primeira colheita de horta preparada por eles

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Preparar a terra, plantar e colher as hortaliças e verduras. Essa foi a meta dos alunos do 2º e 3º anos, período da tarde, da Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, que participam do projeto Horta na Escola, desenvolvido pela professora Viviane Braz. Entre os canteiro, há até um espantalho que ganhou o nome de “Zé Tonho”.

Nesta quarta-feira (03), os alunos das duas turmas seguiram para a horta situada nos fundos da unidade, para fazer a primeira colheita de rabanetes. Em fila, cada aluno pegava os legumes e os depositava num cesto.

A proposta da horta é fazer com que as crianças tenham o contato com o cultivo e conheçam as principais hortaliças, conta a professora Viviane Braz. “Percebi que poucos alunos conheciam o rabanete, aí a opção para que todos tenham esse contato, e assim vamos para os próximos plantios”, disse.

Além do rabanete, foram plantados rúcula, cenoura, alface, salsa, cebolinha, couve, manjericão e hortelã. A professora destaca que num primeiro momento fez todo um trabalho teórico em sala de aula. “Expliquei para as crianças como faríamos o plantio e o processo de acompanhamento.” Uma turma do 2º ano, inclusive, plantou almeirão em horta de garrafa pet e, outra, do 3º ano, preparou os demais canteiros.

Leonardo Hilberty Gabriel Fernandes, 8 anos, estava na expectativa para a colheita, pois ajudou a fazer o preparo da terra e o plantio. “Também aprendi a fazer e cuidar do canteiro”, disse. Já Lorena Brito Nogueira, 8 anos, revelou que gosta muito de cenoura e salada de alface. Já a aluna Ana Carolina Rolim Lopes, 9 anos, disse que aprendeu a plantar verduras e legumes: “Em casa temos o hábito de comer muita verdura e legumes”.

O diretor da unidade, Antônio Avelino Minhano Alves, destaca a importância do projeto para o aprendizado das crianças. E explica ainda que a ação conta com a colaboração dos professores e funcionários da escola. Os rabanetes colhidos foram preparos na cozinha da própria unidade de ensino e degustados pelos alunos.