Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/estruturas-sao-montadas-para-a-10a-virada-cultural-paulista/
Acessado em: 14/01/2026 - 19h20

Estruturas são montadas para a 10ª Virada Cultural Paulista

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Até sábado (14) pela manhã tudo estará pronto no Parque dos Espanhóis para que os artistas façam a passagem de som com antecedência

 

Os preparativos para a 10ª edição da Virada Cultural Paulista, que acontece neste fim de semana (dias 14 e 15 de maio), estão a todo vapor em Sorocaba. No Parque dos Espanhóis, principal espaço destinado ao evento, está sendo feita a ampliação do palco e a montagem das estruturas que vão sustentar os equipamentos de sonorização e iluminação. Outros locais, como o Teatro Municipal “Teotônio Vilella” (TMTV), o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Parque das Laranjeiras, e o SESC Sorocaba, também vão receber atrações.

De acordo com o diretor de gestão cultural da Secretaria da Cultura (Secult), Régis Massarotto, tudo estará pronto até a manhã de sábado (14) para que os artistas façam a passagem de som com antecedência. A primeira apresentação no Parque dos Espanhóis será a da cantora Lurdes da Luz, que subirá ao palco às 18h desse dia.

Ainda conforme Massarotto, além do espaço do palco (15×14 metros) haverá uma área de camarim para os artistas. “O Parque dos Espanhóis comporta aproximadamente 5 mil pessoas para assistir aos shows”, acrescenta.

Enquanto a montagem era feita nesta terça-feira (10), a equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) realizava a limpeza do local. O pintor Márcio Henrique Alvez Dolis, 27 anos, observava de perto todos os preparativos, junto da filha Giovanna, 1 ano. Frequentador do Parque dos Espanhóis desde quando ainda se chamava Centro Social Urbano (CSU), ele ficou feliz ao saber que o espaço vai sediar a Virada Cultural Paulista. “Vai ser muito bom ter os shows. Eu moro aqui na frente”, conta o pintor.

 

Sobre a Virada

Enquanto o Governo do Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a principal programação cultural, a Prefeitura de Sorocaba custeia a contratação de brigadistas, estrutura de som e luz, além de outros detalhes logísticos e de segurança. Ao todo, o Governo Municipal está investindo R$ 85 mil.

A Virada Cultural também passará por Araraquara, Botucatu, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, Taubaté, Araçatuba, Ilha Solteira, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Votuporanga, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e Santos.

A programação completa do evento em Sorocaba pode ser conferida no link http://bit.ly/1ZBUGje[1]. (Colaborou Pedro Guerra)

Endnotes:
  1. http://bit.ly/1ZBUGje: http://bit.ly/1ZBUGje