Estagiários são treinados no uso da lousa digital  

 

Interatividade, dinamismo e a multiplicidade de ações que caracterizam o uso das lousas digitais surpreenderam positivamente mais um grupo de estagiários em Pedagogia que, nesta sexta-feira (20), participou, no Centro de Referência em Educação (CRE), de treinamento para uso da ferramenta nas salas de aula da Rede Municipal de Educação.

Coordenado pela Educatec, terceirizada que fornece as lousas para a Secretaria da Educação (Sedu), o treinamento aponta que as inúmeras possibilidades do uso do equipamento causam encantamento nos futuros professores. “É uma nova dimensão do ensinar que atrai e fixa a atenção dos alunos, potencializando sua participação e possibilitando um maior conhecimento”, disse a orientadora pedagógica da empresa, Francine Ramos.

Dotada de um software específico, a lousa digital descortina um mundo de cores, formas e movimentos em todas as áreas do ensino e que, dentro do programa educacional do município, oferece incontáveis possibilidades de trabalhar a informação em sala de aula. E é isso que desperta, tanto no professor quanto no aluno, expectativas construtivas de aprendizado. “Hoje, as crianças lidam com a tecnologia com uma desenvoltura incrível e se reconhecem neste universo”, enfatizou Francine.

O treinamento no sistema de lousa digital faz parte de um ciclo contínuo de capacitação da Sedu que, anualmente, incorpora novos professores ao uso da ferramenta. Até o final do mês, os 240 docentes integrados à rede de educação municipal em 2014 estarão capacitados ao seu uso. Ainda no final desse semestre, os 607 estagiários de Pedagogia que atuam na rede também completarão o ciclo de capacitação.

A Secretaria da Educação mantém 550 salas com lousa digital no município, divididas igualmente entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

 

Tags:, , , , ,