Espécies de peixes do rio Sorocaba estarão espalhadas pela Avenida Dom Aguirre
No início da próxima semana, as pessoas que passarem pela Avenida Dom Aguirre – principal via de Sorocaba – poderão ver as imagens de alguns peixes em oito displays da exposição itinerante “Peixes do Rio Sorocaba”, representando as principais espécies encontradas no perímetro urbano de nosso município, como o cará (Geophagus brasiliensis), a tabarana (Salminus hilarii) e o lambari (Astyanax fasciatus).
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ornamentação faz parte da programação especial em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e do Dia Mundial da Água, ambos lembrados no dia 22 de março.
“Queremos promover a sensibilização dos munícipes sobre os impactos positivos das ações para a promoção da recuperação do nosso rio Sorocaba”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente. A Avenida Dom Aguirre é uma via de intensa circulação de veículos, o que potencializa seu impacto educativo, despertando o interesse da população sobre o tema.
O peixe Tabarana é uma das espécies nativas encontradas no rio que pode ser considerada indicadora de boas condições do manancial. Outro exemplo é o lambari, pois trata-se de uma espécie mais sensível que precisa de mais oxigênio para sobreviver. “A presença e o comportamento dessas espécies mostra a recuperação das águas do nosso rio”, explica Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
Além disso, a população poderá ver decoração com tecidos tencionados e em espirais instaladas em dois pontos estratégicos da avenida: na rotatória central da Ponte Pinheiros e na Praça Lions. Além desta decoração, entre as pontes Francisco Dellosso e de Pinheiros serão instaladas bandeirolas azuis, simbolizando o rio Sorocaba.
Também serão colocados tecidos tencionados e em espirais na entrada de sete parques ecológicos: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque Municipal Corredores da Biodiversidade e Parque Ouro Fino.
“Estes parques são áreas com grande visitação e potencial educativo, e que vêm incorporando, cada vez mais, um processo permanente, dinâmico e integral de interação do público com o meio ambiente, visando à formação do cidadão mais culto e ambientalmente correto”, ressalta Welber Smith. A ornamentação e a exposição estarão expostas na marginal e nos parques até o dia 3 de abril.
Tags:Dia do Rio Sorocaba, Dia do Rio Sorocaba, Meio Ambiente, Meio Ambiente, Rio Sorocaba, Rio Sorocaba
