Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/especies-de-mudas-de-arvores-foi-tema-de-capacitacao/
Acessado em: 21/01/2026 - 16h38

Espécies de mudas de árvores foi tema de capacitação

Por: Secom

Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), capacitou cerca de 20 pessoas, entre servidores públicos e estagiários, sobre a identificação de espécies de mudas de árvores. A abertura da aula, que ocorreu no Parque Natural “Chico Mendes”, contou com a participação da secretária da pasta, Karen Regina Castelli, que salientou a importância de atividades como esta para ampliar ainda mais o conhecimento dos funcionários.

Ministrada pelo agrônomo Alan Teixeira e pela técnica agrícola Régyla Cabral, funcionários da Sema, a aula abordou as maneiras de identificar algumas espécies de árvores, principalmente aquelas que são utilizadas nas doações de mudas, como araçá, goiaba, pitanga e ipês.

“É importante promover esta capacitação de forma constante com a equipe, pois além de ampliar o conhecimento de cada um, também estimula e envolve ainda mais os nossos funcionários com o tema da arborização urbana”, explica a chefe de divisão de Educação e Educomunicação Ambiental da Sema, Carolina Barisson Sodré.

No caso das mudas, por ainda não ter desenvolvido frutos ou flores, é necessário analisar algumas características morfológicas das folhas para identificar a espécie, como a textura, o tamanho, o formato, o cheiro, entre outras. O ipê-roxo-de-sete-folhas, por exemplo, possui folhas mais finas e moles. Já o ipê-roxo-de-bola tem uma folha mais dura, que lembra “couro”.

Para a técnica ambiental Peônia Brito de Moraes Pereira, que atua na área de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a capacitação foi muito importante. “Achei bem legal e isso vai nos ajudar bastante na realização do nosso trabalho, tanto nas doações de mudas de árvores, como também nos plantios que realizamos”, comentou.

Além da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, a capacitação também contou com a participação de funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que atuam no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba).