Em torno de 190 alunos do Centro de Educação Infantil “Victoria Haddad Sayeg” (CEI-31), localizado no Jardim Gonçalves, receberam nesta segunda-feira (4) uma atividade de Educação Ambiental em sala de aula com o tema “O lobo-guará e o Cerrado”. As crianças puderam ver de perto exemplares taxidermizados (empalhados) de lobo-guará e do tamanduá-bandeira e conhecer características de cada espécie.
A oportunidade foi oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), com a ação intitulada “Zoo vai à Comunidade”, que utiliza estratégias lúdicas para sensibilizar as crianças para as questões ambientais e transformá-los em agentes multiplicadores para preservação da natureza.
Durante a atividade com cada turminha, a equipe de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” promoveu um bate-papo com as crianças sobre as espécies e apresentou vídeos sobre o lobo-guará. O animal habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.
Já o tamanduá é o “melhor amigo do lobo”, que também habita o Cerrado, bioma que existe em Sorocaba. Atualmente, a espécie encontra-se na lista oficial de animais ameaçados de extinção, na categoria vulnerável e as principais ameaças são a perda de habitat, atropelamentos, queimadas e caça.
Mais informações sobre a ação “Zoo vai á Comunidade” podem se obtidas pelo e-mail eazoologicosorocaba@gmail.com ou ainda pelo telefone (15) 3227.5454.