Os Centros Esportivos Dr. Pitico, Vila Gabriel, Jardim Simus, Brigadeiro Tobias, Pinheiros e Maria Eugênia, todos sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), movimentam o lazer e esporte amador de Sorocaba e ao mesmo tempo promovem alegria e disputas entre atletas de todas as idades em diversas modalidades. O esporte, já ficou provado, é um investimento essencial a todos, pois através dele pessoas adquirem melhor qualidade de vida. Outro fator fundamental é o crescimento educacional e cultural além de ajudar a saúde preventiva combatendo o sedentarismo, um mal que envolve número incalculável de pessoas.
Nos campos de futebol, na maioria deles, a bola rola nos finais de semana promovendo grandes espetáculos esportivos e atraindo muitos torcedores, que movidos pelas suas paixões extravasam e empurram o seu time do coração a grandes conquistas. Neles são disputados jogos dos diversos campeonatos sendo a maioria organizados pela Semes. Atualmente a bola está rolando pela Taça Palácio dos Tropeiros e Veterano da Segunda Divisão. Recentemente tivemos o encerramento do Veterano da Primeira Divisão, que mostrou como campeão o Parque São Bento e a Taça Baltazar Fernandes, que encerrou-se com a conquista da equipe Unidos da Zona Leste. Lembrando que o principal campeonato da região, a Taça Cidade de Sorocaba, já está com as inscrições abertas, em agosto a bola também vai rolar nesta categoria.
CE “Dr. Pitico” é todas as idades
O Centro Esportivo Dr. Pitico, um dos mais movimentados da cidade, colabora com o lazer e atividade esportiva de pessoas de todas as idades. A educação física para adultos é uma tradição de mais de três décadas e desenvolvida na quadra coberta. Monitorada por professores da Semes, as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, à noite, com pessoas adultas do sexo masculino e feminino, sendo cada um no seu grupo e horário diferente. Os homens, após os 60 minutos de exercício, praticam o futsal, sempre respeitando a condição física de cada um.
Aulas de jiu-jitsu, balé, basquete e voleibol também fazem parte do calendário do próprio.
O Pitico conta com duas canchas de bocha, com movimentação diária, pois é frequentado em sua maioria por pessoas aposentadas. Nesse local acontecem torneios com disputas acirradas e de alta técnica para a modalidade.
Diariamente nota-se a presença de pessoas, de todas idades, utilizando-se da belíssima pista de caminhada instalada em volta do campo de futebol, num verdadeiro confronto de gerações.
Para os mais jovens, tem também a pista de skate, campos de areia para futebol e voleibol, quadra externa para basquete e futsal.
O elegante Centro Esportivo conta com academia ao Ar Livre e Parque Infantil com vários tipos de brinquedos e tanquinhos de areia.
Além de todos esses atrativos é o mais arborizado da cidade, fator que atrai muita gente principalmente as famílias que muitas vezes fazem o antigo piquenique, nas sombras das lindas árvores especialmente nos dias de calor.
CE Pinheiros é uma joia rara
O Centro Esportivo Pinheiros, o mais bem localizado de todos, por ser próximo do centro de Sorocaba, é muito movimentado principalmente pelos seus atrativos que são únicos na região: pista de bicicross e campo de futebol society com grama sintética.
Na área pertencente ao Pinheiros, também foi implantado, há três anos, o Clube do Idoso, um local adequado e adaptado para o lazer, esporte buscando melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade que se inscrevem no clube, que é aberto diariamente e com monitores para todas as modalidades.
A pista de bicicross, uma das mais importantes do nosso Estado, tem um traçado invejável e graças a essa particularidade já formou vários campeões estaduais, brasileiro e mundial. Defendendo o Clube Sorocabano de Bicicross tiveram esse privilégio as garotas Mayara Perez (bicampeã mundial) e Bianca Quinalha. Entre os garotos, Rodrigo Alarcon, Thiego Tosta e recentemente Lucas Darriba (categoria 8 anos) levantaram o troféu de melhor do mundo. Outro, que merece destaque é Leandro Noronha, que foi campeão americano em 2016, nos Estados Unidos, concorrendo contra mais de dois mil pilotos. Sempre sob o comando da incansável Cida Comitre, Sorocaba já sediou campeonatos de peso inclusive o Pan-americano. O bicicross evoluiu tanto, em todo o mundo, que hoje entrou para o rol dos esportes olímpicos.
O recém-inaugurado campo de futebol society, o único municipal com grama sintética, vem sendo utilizado com uma frequência enorme. Ali também está funcionando uma escolinha de futebol para crianças de ambos os sexos. Aproveitando a estrutura em breve deve acontecer campeonato municipal por categoria.
Outro ponto alto do Pinheiros é o campo de futebol, onde sempre acontecem grandes jogos envolvendo equipes da categoria principal, veteranos e juvenil.
“Vila Gabriel” é voltado ao atletismo
Cada Centro Esportivo de Sorocaba tem a sua particularidade e o Armando Bacelli, da Vila Gabriel, sempre foi o mais estruturado para a prática do atletismo. Nas pistas desse local, é que a maioria dos atletas amadores se preparam para a disputa dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, que por sinal neste ano saíram-se muito bem e ajudaram Sorocaba a conseguir o título de campeão Regional na disputa desenvolvida recentemente em Cerquilho, Tatuí e Boituva.
Soraya Telles, uma supercampeã de corridas na pista e rua, sempre usou o Centro Esportivo da Vila Gabriel para seus treinamentos.
O local também conta com quadra coberta e um belo campo de futebol. Ginastica para adultos, com prática de futsal, escolinha de futebol e escolinha de danças estão entre a movimentação do Armando Bacelli.
CE do Jardim Simus dá orgulho à região
O Centro Esportivo André Pierone, localizado no Jardim Simus, é o que tem a menor área entre todos, mas a sua estrutura e a beleza das construções o colocam entre o mais simpático e aconchegante de Sorocaba. Lá tudo é cuidado com muito carinho e dedicação e elogiado pelos seus frequentadores.
A quadra esportiva coberta é considerada uma das melhores da cidade e com trabalho voltado aos atletas de terceira idade, que por sinal sempre fazem grandes participações nas competições que entram conquistando muitas medalhas e divulgando o nome de Sorocaba por todo o País.
As duas canchas de boche são outro ponto alto do Pierone. Com piso sintético o local é palco para grandes disputas sediando jogos de torneios municipal, regional e estadual. Os melhores bochófilos de Sorocaba treinam quase que diariamente se preparando para as competições, entre elas Jogos Regionais, Abertos e Campeonatos Paulista. As aulas de Jiu-Jitsu é outra modalidade que atrai muitos atletas, sempre formando campeões, sob monitoramento de professores da Semes.
O Campo de futebol, por sinal muito bem cuidado, já tornou-se oficial de partidas de futebol americano e rugby, atraindo sempre um grande público.
Futebol tem destaque em Brigadeiro Tobias
Pelos lados de Brigadeiro Tobias, o Centro Esportivo local é um dos mais frequentados e utilizado para a prática do futebol. Aquela região se destaca pela grande quantidade de equipes que disputam os campeonatos varzeanos organizados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).
Em tempos passados, o Grêmio Brigadeiro Tobias era a grande força local sempre montando times de ponta e brigando por títulos contra os grandes da cidade. Nessa época disputava com o Olaria as honras de melhores do Bairro, tanto na categoria principal como no veterano. Mas atualmente muitos são os times de futebol que utilizam o Centro Esportivo com a Semes marcando jogos de equipes da região naquele gramado. Atualmente Gunhê, Vila Astúrias e Olaria estão participando dos campeonatos oficiais da prefeitura sempre contando com reforços de Alumínio e São Roque.
Cancha de bocha e quadra aberta também movimentam o esporte de Brigadeiro Tobias, que hoje conta com escolinha de futebol, basquete e voleibol.
“Maria Eugênia” promove jogos de tênis
Localizado na Zona Norte de Sorocaba, o Centro Esportivo Maria Eugênia também é um dos recordistas de público em Sorocaba. A sua beleza natural chama muito a atenção dos frequentadores, pois as partidas de futebol desenvolvidas no interior de seu lindo campo, pode ser assistida tranquilamente pelo lado de fora, já que sua construção foi aproveitando um antigo vale, o que faz que o campo fique num nível inferior ao das ruas que fazem o seu contorno, seguido do conforto das arquibancadas de cimento.
Contando com duas quadras de tênis, o local bastante disputado, onde podemos diariamente ver pessoas praticando esse esporte nobre e pouco difundido em Sorocaba.
A quadra coberta também é destaque, pois tem um piso de primeira e próprio para disputas de jogos de futsal, basquete e voleibol.
Desenvolvimento esportivo e qualidade de vida
O secretário de Esportes, Simei Lamarca, que vem fazendo um trabalho reconhecido por todos, tem um carinho especial pelos Centros Esportivos, sempre que pode usa sua influência para conseguir benfeitorias, pensando na melhor qualidade de vida dos sorocabanos e o desenvolvimento esportivo de nossos atletas. Com sacrifício e muita dedicação está programando reforma na maioria deles inclusive a colocação de grama sintética nos campos de futebol, um antigo sonho seu.
“Estamos reestruturando todos os Centros Esportivos, queremos atrair o maior número de adeptos nesses locais. Esporte faz bem para o corpo e a mente. Esporte é vida”, disse o secretário.