ESPECIAL MULHERES – Há 10 anos, Sorocaba possui local de apoio às mulheres vítimas de violência

Por: Carol Fernandes / Laura Souza (programa de Estágio) - Supervisão: Neide Barbosa

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última sexta-feira (8 de março), a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) divulga esta semana reportagens especiais sobre mulheres que fazem a diferença na Prefeitura de Sorocaba, além de serviços oferecidos às mulheres sorocabanas.

Desde o ano de 1975, em que foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março e reconhecido, sobretudo, como símbolo da reivindicação de mulheres para a igualdade de gênero. Há 10 anos em Sorocaba, o Centro de Referência da Mulher (Cerem), órgão administrado pela Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), realiza atendimentos especializados às mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo amparo e tratamento psicológico.

No local, as vítimas são acolhidas pela equipe da recepção e recebem as primeiras orientações. Para aquelas que possuem Medida Protetiva e desejam acesso ao aplicativo Botão do Pânico em seu aparelho celular, é providenciada a instalação pela equipe. Além disso, o Cerem agenda atendimento técnico para que as mulheres possam refletir sobre as situações e para que superem as violências vivenciadas. Tudo isso é realizado graças a um protocolo com a Polícia Civil, que informa todos os boletins de ocorrências referentes aos casos de violência doméstica em Sorocaba e encaminha as vítimas ao Cerem.

Em 2018, foram realizados 1.184 atendimentos à mulheres vítimas de abuso, sendo parte desses auxílios efetuados rapidamente devido ao Botão do Pânico. O dispositivo móvel de segurança serve para que mulheres acionem em caso de ameaça ou violência doméstica e, até o final do ano passado, 276 mulheres foram cadastradas no aplicativo. Neste ano, até o atual momento, foram registrados 43 ocorrências.

O Cerem está localizado na avenida Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 440, em frente à rodoviária, no Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3235-6770.

Tags: