Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/especial-dia-dos-professores/
Acessado em: 19/01/2026 - 03h05

ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES – Rede Municipal de Sorocaba conta com 2.271 professores que atendem 56.457 estudantes

Por: Bruno Rodrigues

Com muita competência, amor e preparo, professores da rede municipal ensinam e transformam a vida dos alunos

A rede municipal de ensino de Sorocaba conta atualmente com 2.271 professores de educação básica que atendem 56.457 estudantes em 156 instituições educacionais de educação infantil, ensino fundamental I e II.

A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9.394/96), conta com etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.  Na rede municipal de Sorocaba atualmente existem 513 professores que atendem crianças de 0 a 3 anos; 235 professores para alunos de quatro anos e 262 para alunos com cinco anos de idade.

Na educação infantil predomina-se o contato da criança com a socialização e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e comportamentais. Os professores que ministram essas aulas têm suma importância em todo processo de desenvolvimento dos alunos, pois é na primeira infância que se constrói cidadãos íntegros que contribuem para a construção de uma sociedade melhor. A atuação dos professores de educação infantil se inicia na mediação entre a criança e o conhecimento, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações e ideias.

Para o secretário de Educação, André J. Gomes, que também é professor, a educação infantil é extremamente importante às crianças e salienta que a rede municipal conta com ótimos profissionais. “Hoje nós sabemos o quanto a educação infantil influencia no resto da vida de nossas crianças e por isso sabemos do quão fundamental é o papel dos nossos professores neste objetivo”, e completa, “Temos total confiança em nossos docentes e sabemos de toda aplicação e excelência em cada preparação de aula e do empenho em fazer com que cada estudante saia aprendendo de maneira completa e em seu tempo”.

O Ensino Fundamental com nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos seis anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de seis a dez anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de 11 a 14  anos.

Atualmente na etapa de Ensino Fundamental I, a rede conta com 247 professores que atendem crianças do 1°ano; 233 do 2° ano; 223 do 3º ano; 237 do 4º ano e 213 que lecionam ao 5° ano. Já no Ensino Fundamental II, a rede municipal conta com 45 professores de diferentes disciplinas – Língua Portuguesa, Matemática, Ciência, Arte, História, Geografia e Língua Inglesa – que atendem estudantes do 5ºano ao 9° ano. Além destas disciplinas, integram a matriz curricular do ensino fundamental I e II os professores de Educação Física escolar, que é constituída por 63 professores.

A gestora de desenvolvimento educacional, Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira, explica sobre a importância do trabalho docente nas escolas. “O professor é um facilitador, o mediador da construção de novos saberes, da criação de vínculos entre o estudante e o conhecimento”, e completa, “Seu papel é fundamental para a sociedade, pois é capaz de promover e transformar vidas através da educação”.

O secretário André enaltece também todos os trabalhos pedagógicos realizados pelos professores em conjunto com os auxiliares de Educação. “Tenho acompanhado os trabalhos, projetos, confecções artísticas e apresentações dos alunos e tenho me enchido de orgulho das nossas profissionais” e parabeniza, “Em nome da Secretaria da Educação, nós parabenizamos e agradecemos por todo esforço, competência e amor investido em cada dia de aula, nosso muito obrigado”.