Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/especial-dia-dos-professores-3/
Acessado em: 19/01/2026 - 03h06

ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES – Quando o tempo não supera o amor pela Educação

Por: Bruno Rodrigues

Professora desde 1982, Rubia Bolletti, contribui para a educação atualmente na biblioteca infantil

No dia oito de março de 1982, além de ser o Dia Internacional da Mulher, outro grande acontecimento ocorreu. Trata-se do primeiro dia de aula da professora com mais tempo de atividade em vigência da rede municipal em Sorocaba.

A professora em questão é a Rubia Maris Cardoso Bolletti (59), que lecionou por 12 anos na rede de ensino. Atualmente Rubia trabalha na Biblioteca Infantil e continua prestando serviços voltados à educação e construção de conhecimento dos pequenos. Ela relembra o período em sala de aula e revela. “Estes 12 anos em sala me enriqueceram demais, pois tive trocas de experiências muito lindas com os estudantes”, e reforça, “Conviver com as crianças na classe e acompanhar todos os seus desenvolvimentos é uma experiência sem par”.

Na biblioteca, a professora Rubia muitas vezes reencontra estudantes da época em que lecionava. Como é o caso de sua ex-aluna na turma da primeira série de 1988 da E.M. Dr. Getúlio Vargas, Juliana Leme Sanches, que atualmente mora na Austrália, mas pôde reencontrá-la na biblioteca.

O diretor da biblioteca, José Rubens Incao, destaca a importância do trabalho da professora Rubia. “Além de toda dedicação básica de cumprir os horários com total disciplina, a professora Rubia reorganizou toda brinquedoteca restaurando os brinquedos, treinando os estagiários e fazendo um atendimento de maneira bastante acolhedora e também está cuidando da classificação e ordenação dos livros com muita competência”, e conclui, “A Rubia é o tipo de funcionária que nos deixa totalmente tranquilos, pois sabemos que ela faz o melhor e está sempre pronta a atender a todos que chegam para sempre voltarem”.

Muitas pessoas quando se aposentam não veem a hora de calçar um par de chinelos confortáveis e desfrutar do ócio merecido. No entanto, com a professora Rubia a situação não é bem assim. Prova da paixão pelo que ela faz é que mesmo já sendo aposentada ela continua em plena atividade. “Esta conexão com o a aprendizagem das crianças me faz voltar no tempo todos os dias e reviver a emoção dos primeiros dias de aula, e também de cada conquista no momento de ver os alunos lendo e escrevendo, não há como descrever esta sensação”, se emociona.