Espaço Empreendedor formaliza mais 338 empreendedores 

O Espaço Empreendedor, criado pela Prefeitura de Sorocaba para orientar e apoiar os pequenos empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria, registrou em abril a formalização de 338 pessoas. São trabalhadores que deixaram a informalidade e, a partir de agora, contam com benefícios como a cobertura da Previdência Social.

Ao todo, 905 trabalhadores foram atendidos na busca de informações sobre a documentação necessária e como proceder para se formalizar. Outros buscaram orientações, informações sobre a emissão de guias como a Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-Simei), além de esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto de Renda relativo a 2014, cujo prazo final é 31 de maio.

Nestes números não estão computados os mais de trezentos atendimentos realizados pelo Banco do Povo Paulista, que também funciona no local e resultou na concessão de mais de R$ 210 mil em empréstimos aos pequenos empreendedores. No ranking dos municípios paulistas que mais formalizaram em abril, entre as cidades com até seiscentos mil habitantes, Sorocaba ficou em segundo lugar, atrás de Ribeirão Preto e à frente de cidades como Osasco, São José dos Campos e Santos.

No acumulado do ano, já são 4.318 pessoas atendidas no Espaço Empreendedor, dos quais 1.304 formalizados. Com o desempenho de março já são aproximadamente 24 mil sorocabanos que deixaram a informalidade nos últimos anos, a grande maioria por intermédio do Espaço Empreendedor.

Criado pela Prefeitura de Sorocaba em agosto de 2012, o Espaço Empreendedor concentra uma série de ações e serviços voltados a facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores da cidade, oferecendo apoio aos pequenos empreendedores do município, formalizados ou não. O atendimento é totalmente gratuito e não é preciso agendar horário.

 

Tags:, , ,