Esgotadas vagas para o Workshop sobre Manejo e Conservação de Canídeos
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Já esgotaram as 100 vagas para o Workshop “Manejo e Conservação de Canídeos Silvestres Brasileiros”, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro, das 9h às 16h, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, respectivamente.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o encontro contará com a participação de renomados profissionais que atuam nas áreas de manejo, conservação e educação ambiental relacionada às espécies de canídeos silvestres brasileiros. O objetivo é discutir os principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e um rico aprendizado entre os participantes.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a maioria dos inscritos é formada por estudantes universitários, mas também foram recebidas inscrições de profissionais da área e pós-graduandos para o encontro.
A atividade faz parte da programação de aniversário do “Quinzinho de Barros” e também do Dia do Lobo-Guará (12 de outubro), que neste ano será comemorado de uma forma mais especial, já que a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) declarou 2015 como o “Ano do Lobo-Guará”.
Palestras
No dia 14 de outubro, o workshop será realizado no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Após a abertura do evento, às 9h pelo secretário do Meio Ambiente Clebson Ribeiro, os participantes poderão conferir a apresentação do Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”, feita por Welber Smith, diretor de Educação Ambiental da Sema.
A primeira palestra será às 9h20, sobre “Canídeos Silvestres no município de Sorocaba”, com Márcio Peres Biazotti Júnior, Fernando Mnteiro Costa, Kelly Cristina Camargo, graduandos em Ciências Biológicas. Em seguida, às 9h50, a bióloga Cecília Pessutti, chefe de Seção de Biologia e Veterinária do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros,” vai falar sobre “Contextualização do Manejo ex situ de lobo-guará entre outros canídeos brasileiros”.
Às 10h40, o biólogo Pedro Rodrigues Busana vai abordar “Ilustração Biológica dos Canídeos Brasileiros para a Arte na Ciência”. Na sequência, às 11h50, o biólogo Rogério Cunha, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coordenador substituto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), vai tratar sobre “A necessidade da educação para a conservação do lobo-guará”.
No período da tarde, às 14h30, o público vai ouvir sobre “Medicina veterinária de canídeos silvestres”, com o médico veterinário Rodrigo Silva Pinto Jorge, analista ambiental do ICMBio e coordenador do Sistema de Autorização e Informação Científica em Biodiversidade (Sisbio). Para encerrar o primeiro dia, às 15h20, Ana Raquel Gomes Farias Bezerra, zootecnista da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, aborda o tema “Nutrição de canídeos silvestres”.
A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.
Minicursos
No dia 15 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, o encontro contará com minicursos e será realizado no Zoo de Sorocaba.
Os participantes poderão participar das seguintes atividades ao longo do dia: “Medicina veterinária de canídeos silvestres”, com o médico veterinário Rodrigo Silva Pinto Jorge; “Nutrição de canídeos silvestres”, com a zootecnista Ana Raquel Gomes Farias Bezerra; “Educação Ambiental: Como posso me preocupar com a conservação de animais que eu nunca vi?!”, com a bióloga Erika Hingst-Zaher, pesquisadora científica do Instituto Butantan; e “Introdução às técnicas de amostragem para o estudo do comportamento animal”, com o biólogo Marcos Tokuda, do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
O Zoo de Sorocaba está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone: (15) 3227.5454.
Tags:Meio Ambiente
