Escolas recebem nebulização contra a dengue 

 

 

Equipe de Zoonoses prioriza o serviço em unidades localizadas em bairros com maior incidência de casos da doença. Atendimento precisa ser agendado

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, está realizando a nebulização costal com inseticida nas unidades de ensino na cidade, sejam elas da rede municipal, estadual ou privada, como forma de evitar a formação de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A ação é feita mediante agendamento, priorizando as escolas localizadas em regiões da cidade com maior número de focos da doença, onde as equipes de nebulização da Zoonoses já vêm realizando o serviço.

Biólogo da Zoonoses, João Ricardo Pereira Ensser explica que o cronograma de atendimento das escolas é feito semanalmente, a partir da área onde as equipes de nebulização vão atuar. “São ações pontuais, aproveitando o trabalho feito em determinado bairro. A equipe contata a escola, que agenda a visita para dar tempo de avisar pais e alunos, pois há necessidade de dispensa dos estudantes em determinado horário”.

Nesta semana, a nebulização ocorreu em três escolas da rede estadual: “Mário Guilherme Notari (Jardim Luciana Maria), “Francisco Camargo Cesar” (Vila Helena) e “Maria Cândida de Barros Araújo (Vila Helena). Na sexta-feira (8), será a vez do Centro de Educação Infantil “Maria Ondina Soares Vial Brunetto” (CEI) 35, no Jardim Itanguá 2, receber o serviço, às 15h30. Para a próxima semana, a ação está programada para duas escolas municipais no Jardim Bethânia.

“É uma forma de deixar o ambiente escolar mais seguro”, aponta Luís Gustavo Maganhato, gestor de desenvolvimento educacional do Programa Escola Saudável, iniciativa da rede municipal voltada à promoção da saúde e prevenção de doenças, em relação a esta ação conjunta da SES e Secretaria da Educação (Sedu). Maganhato ressalta outra parceria entre as duas pastas que é a campanha “Turminha Caça-Dengue”, que desde março atende a 35 mil alunos, de 4 a 11 anos, da rede municipal. Cada aluno recebeu um kit contendo cartilha, informativo, adesivo, planilha de vistoria de imóvel e material para colorir. “As crianças atuam como multiplicadores, conscientizando sobre a necessidade de prevenção da dengue e levando os ensinamentos para os pais. A ação ainda favorece a eliminação de criadouros de larvas do mosquito”, explica.

 

Equipes

Nesta semana, até sábado (9), as equipes de nebulização costal ainda visitam imóveis nos bairros Vila Gabriel, Vila Santana, Cidade Jardim, Jardim Simus, Jardim Magnólia e Jardim Europa, trabalho feito por cinco equipes terceirizadas pela Prefeitura, cada uma com dez funcionários. São utilizados quinze nebulizadores e dez veículos. Para cada aparelho, são necessários três operadores: um para carregar o nebulizador, outro para anunciar a realização do serviço à comunidade e outro para liberar a área e garantir que o local esteja vazio na hora da aplicação do inseticida.

A Administração Municipal ainda tem mais cinco equipes próprias, com três integrantes cada e quinze nebulizadores que, além desse serviço fazem vistorias em imóveis com maior situação de risco para a dengue, como desmanches e comércios de materiais recicláveis. “Vale ressaltar que a nebulização é apenas uma parte do trabalho preventivo. Não adianta matar o mosquito com veneno e não eliminar os materiais que podem acumular água e servir de criadouros para o Aedes aegypti”, destaca o biólogo. Por esse motivo, a nebulização é feita posteriormente aos arrastões.

 

Mais nebulizações e arrastões

A equipe de Zoonoses também realiza a chamada nebulização pesada, com os aparelhos acoplados em caminhonetes. A programação definida para esta semana, até sexta-feira (dia 08), contempla áreas da Vila Hortência, Vila Angélica/Ana Maria; Vila Santana; Jardim Brasilândia, Mineirão, Vila Melges; Jardim Hungarês, Neuza Maria, Maria Christina; Éden e Vila Helena.

Já os arrastões, com a remoção de criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientações à população, ocorrem nesta semana, até sábado (dia 09), nas regiões da Jardim Guaíba/Santo André, Parque Vitória Régia II e III, além do Parque das Laranjeiras.

Os arrastões devem ocorrer entre 8h30 e 16h. Já as nebulizações pesadas ocorrem das 19h às 22h. Ambas as ações só são feitas caso as condições climáticas sejam favoráveis. Também podem acontecer alterações nos horários, pois há a possibilidade dos agentes terminarem o trabalho antes ou depois do previsto.

A orientação para os moradores dos bairros que receberão a nebulização pesada é deixar as portas e janelas abertas para que o produto adentre as casas e faça o efeito necessário. Recém-nascidos, alérgicos e acamados, se não puderem sair de suas residências, devem permanecer em cômodos fechados durante e após 40 minutos da aplicação do inseticida.

 

Tags:, , , , , , , ,