Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/escolas-publicas-e-particulares-podem-agendar-visita-guiada-gratuita/
Acessado em: 01/12/2025 - 11h25

Escolas públicas e particulares podem agendar visita guiada gratuita nos museus de Sorocaba

Por: Secult

A Secretaria da Cultura (Secult) realiza durante o ano todo visitas monitoradas gratuitas com alunos de escolas públicas e particulares no Museu Histórico Sorocabano (MHS), no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e também na Pinacoteca Municipal. Para participar, é necessário realizar um agendamento prévio.

As visitas guiadas são experiências únicas oferecidas à população, diferentemente de ir a um museu sozinho. Com a monitoria, a proposta é estimular a reflexão crítica do visitante através da arte. Os educadores desenvolvem o roteiro conforme o perfil do grupo.

 

MHS

O Museu Histórico Sorocabano visa preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado do povo. O acervo – formado por objetos, pinturas, esculturas e documentos de significação histórica para Sorocaba e região – conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.

Escolas e grupos interessados em fazer uma visita monitorada no local podem fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3227.2825.

O MHS está localizado na rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência, no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mhs@sorocaba.sp.gov.br.

Os ingressos para entrar no zoo custam R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.

 

MEFS

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana conta com um acervo público que expõe pinturas, fotografias, mapas e objetos que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, importante empresa pioneira no ramo que se expandiu para diversas regiões do Brasil e que marcou a memória da cidade.

Máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX e teodolitos são alguns dos objetos antigos que podem ser encontrados no local. Além disso, no acervo é possível encontrar pinturas e objetos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, e de sua esposa Ana Franco de Andrade, que fez parte de uma das famílias mais influentes da época. A história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram também podem ser conferidos através de imagens e documentos.

Os interessados em agendar a visita monitorada devem entrar em contato com a equipe do museu pelo telefone (15) 3231-1026 ou pelo e-mail mefs@sorocaba.sp.gov.br. O MEFS está localizado no Jardim Maylasky, na rua Álvaro Soares, 533, no Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

 

Pinacoteca

Já a Pinacoteca Municipal conta com um acervo público com cerca de 60 obras de artes visuais, com trabalhos de artistas da cidade e da região, incluindo aqueles que ganharam prêmios de reconhecimento, como é o caso dos vencedores do Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi”. Além disso, o local abriga esculturas, fotografias, desenhos e gravuras.

Dentre as obras encontradas no acervo estão a pintura “Flying”, de Laura Mattos; a escultura de madeira da exposição “Viagens Orgânicas”, de Ernesto Ferro; a série fotográfica “Refitando”, do organizador e fotografo José Neto; a pintura “Em Cômodos”, de Will Ferreira; além de diversas pinturas de Nelson Molina que exibem um olhar para a cidade de Sorocaba do século XX.

Para agendar a visita no espaço, basta entrar em contato de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, pelo telefone (15) 3231-1026. A Pinacoteca Municipal está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

 

Muito mais por Sorocaba!