Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/escolas-municipais-recebem-atividades-de-fanfarra/
Acessado em: 01/12/2025 - 13h04

Escolas municipais recebem atividades de fanfarra

Por: Bruno Rodrigues

O músico Estevão Borges realiza o ensaio nas unidades de maneira voluntária

O professor e músico profissional, Estevão Borges, realiza um trabalho voluntário em três escolas municipais de Sorocaba desenvolvendo atividades como instrutor de fanfarras com os estudantes do Ensino Fundamental.

Além de escolas estaduais, Estevão ensaia estudantes das unidades municipais: EM. “Walter Carretero”, no Jardim Ana Paula Eleutério, EM. “Basílio da Costa Daemon”, no Paineiras e EM. “Quinzinho de Barros”, na Vila Hortência.

Com apoio da Secretaria da Educação (Sedu) e Secretaria da Cultura (Secult), Estevão Borges, conta sobre a satisfação de ensaiar os estudantes. “É um prazer imenso poder doar algumas horas da semana e fazer o que a gente ama. Ensaiar com as crianças envolvendo instrumentos de percussão e de sopro e acompanhar a evolução deles é algo gratificante”, explica.

O envolvimento do instrutor com a música começou ainda na infância fazendo parte de uma família de músicos. Ele cresceu vendo seu pai tocando saxofone na igreja. Por não poder usar os instrumentos ele ficou curioso e passou a fazer conservatório e aprender a tocar trompete e percussão. De lá pra cá, Estevão se especializou e está até hoje envolvido no universo musical.

O resultado dos benefícios trazidos às crianças por meio da atividade musical é notória. “A atividade prática faz com que eles aprendam de maneira muito prazerosa. A disciplina desses estudantes teve um grande ganho e alguns alunos imperativos hoje estão muito mais calmos, afinal, eles gastam uma energia tremenda e de maneira muito proveitosa com a fanfarra”, pontua.

A diretora da EM. “Walter Carretero”, Glaucia Amendola Fullman Davanso, conta que a atividade está trazendo bons frutos à unidade. “Esse projeto é muito bom para a escola, porque as crianças adoram música. O Estevão é um parceiro que faz um lindo trabalho com os nossos alunos de 4° e 5º anos. Nós notamos que as crianças participam com muita alegria e criam um ambiente de bem-estar enorme por praticarem juntos”, disse. “Eles fizeram uma apresentação recentemente na festa da família e deram um show de ritmo. Foram muito aplaudidos, os pais adoraram”, completa a entusiasmada diretora.

A estudante, Sibely Gonçalves das Graças, de nove anos, que toca timba, conta que gosta muito de participar da fanfarra. “Eu acho muito legal poder tocar diversas músicas com os meus amigos. Além disso, o professor Estevão nos ensina bastante e cobra que a gente dê sempre o nosso melhor”, destaca.

A gestora de desenvolvimento educacional da Sedu, Leila Regina Chinelatto, explica sobre a importância pedagógica da fanfarra aos estudantes. “O ser humano é essencialmente musical. A fanfarra por si só vai ajudar as crianças na postura, disciplina, coordenação motora, ou seja, vai contribuir para a formação integral dos estudantes”, salienta.

O secretário da Educação, André J. Gomes, parabeniza a iniciativa do Estevão. “Ações voluntariosas como este envolvimento da fanfarra nas escolas são exemplos práticos de amor e dedicação. Elas vão gerar marcas positivas que as crianças levarão para toda a vida”, conclui.

Muito mais por Sorocaba!