Escolas municipais já estão desenvolvendo projetos com verba do Faed

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Foram selecionadas vinte propostas e cada um recebe R$ 2.709,00

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), selecionou vinte projetos pedagógicos, artísticos ou culturais propostos pelas Associações de Pais e Mestres – todos com ênfase na inclusão social e nos processos de ensino e aprendizagem – para que sejam custeados pelo Fundo Municipal de Assistência a Educação do Município de Sorocaba (Faed). Criado em junho 2014, o Fundo tem por objetivo fortalecer as escolas de educação básica, por meio do apoio no desenvolvimento de projetos que contribuam para a implementação de políticas públicas.

Foram selecionados projetos de treze Centros de Educação Infantil (CEIs) e sete Escolas Municipais (veja abaixo). “Cada projeto recebeu aproximadamente R$ 2.709,00”, conta a Diretora de Área de Gestão Educacional e Administração da Sedu, Edineia Maria Facci dos Santos.

Cada Associação de Pais e Mestres (APM) pôde inscrever, até o dia 30 de junho, uma única proposta. Os projetos tinham de enquadrar numa das três linhas temáticas: Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Diversidade; Gestão Cultural e Desenvolvimento das múltiplas Linguagens; e Preservação do Patrimônio Cultural material e imaterial.

De acordo com Edneia, os repasses são feitos anualmente e esta é a primeira vez que um chamamento do tipo foi feito com base na Lei Municipal 10.866/14, que criou o Faed. “Todos os projetos são analisados por um Conselho Diretor do Faed. No total nós tivemos 26 projetos inscritos”, explicou.

Depois de aprovados, os projetos também terão seu desenvolvimento e implementação acompanhados pelo Conselho diretor do Faed. “Isso vai acontecer por meios delatórios ou verificações ‘in loco’. Cada escola tem a obrigação de fazer prestação de contas pelo uso de verba pública, em conformidade com as legislações municipais que tratam do assunto”, explica Edineia.

Veja os projetos contemplados pelo Faed – 2015

 

Instituição Escolar Projeto
CEI-03 “Dona Zizi de Almeida” “Cantarolando :música e poesia”
CEI-09 “Professor Fernando Rios” Linguagem musical na formação contínua dos professores: construindo saberes
CEI-13 “Aluísio de Almeida” “Universo do brincar”
CEI-23 “Dolores Cumpriam do Amaral” “Quer ouvir uma história? Formação de educadores mediadores de leitura e narradores orais”
CEI-43 “Vera Lúcia Momesso” “Crianças…fazendo Arte!”
CEI-57 “João Salerno” “Um ateliê para nossos artistas”
CEI-70 “Adail Odin de Arruda” “Cirandar”
CEI-72 “Suleli Gazolli Campos” “Cantando a gente brica. Brincando a gente aprende”
CEI-74 “Maria de Castro Affonso Marins” “Cantar e dançar e só começar”
CEI -79 “Professor João Tortello” “Antes de ler e escrever há muito pra fazer”
CEI-82 “Benedito Marçal – Didi” “Caminho das sensações”
CEI-92 “Dolores Fagundes Pedroso” “Cidade educadora, cidade pedagógica”
CEI-104 “José Crepo Gonzales” “Musicaliza!”
E.M “Irineu Leister” “Contadores de história”
E.M “Professor João Francisco Rosa” “Pequenos inventores, grandes produções”
E.M “Professora Leda Terezinha Borghesi Rodrigues” “Não era uma vez”
E.M “Professora Maria Ignez Figueiredo Deluno” “Participar para qualificar”
E.M “Professor Milton Leite” “Brincando também se aprende”
E.M “Professor Oswaldo Duarte” “Educação e cultura afro: caminhos para concretização da diversidade”
E.M “Professora Zilah Dias de Mello Scherepel” “Escola/Comunidade: educação de verdade”

 

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