Escolas Municipais discutem o Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou nesta terça-feira (19), em todas as unidades de ensino fundamental da rede municipal, discussões acerca das metas do Plano Nacional de Educação visando à construção do Plano Municipal de Educação. Os encontros consistiram num dia de mobilização cidadã nas escolas.

Na Escola Municipal “Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, houve encontros com os pais em dois períodos: manhã e tarde. Os pais ou responsáveis que estiveram presentes puderam conhecer as vinte metas do Plano Nacional de Educação.

A aposentada Maria José Silva Melo, de 71 anos, falou que foi muito bom o encontro. “Espero que esse plano ajude os alunos que estão crescendo e também os professores”, fala ela. Para Maria, o Plano Municipal de Educação vai ajudar o município. “Toda função do Estado e do Brasil tem que ser a melhoria da Educação.”

A dona de casa Guiomar Alves de Oliveira, 47, também acompanhou a reunião. “Eu creio que o plano ajude. Todos precisam ter consciência que é preciso melhorar a educação”, diz Guiomar.

As Unidades de Educação Infantil deverão promover esta mobilização na sexta-feira (22), data em que, segundo o calendário escolar, ocorrerá a Reunião de Avaliação e Acompanhamento da Educação Infantil. No final das reuniões, os pais ou responsáveis foram convidados para participar das plenárias para discussão do PME.

 

Cronograma

Na próxima sexta-feira (22), das 19h às 22h, na Escola Municipal “Getúlio Vargas”, ocorre a escolha de novos delegados. Serão 167 novos integrantes que vão se juntar aos 73 delegados já eleitos nas plenárias realizadas no dia 11 de abril.

As plenárias serão realizadas em quatro dias: 23, 24, 30 e 31 de maio. Elas acontecem também na Escola Municipal “Getúlio Vargas”, sempre das 19h às 22h.

A data de entrega do relatório final do PME ao secretário da Educação, José Simões, será no dia 3 de junho. O PME é o instrumento que vai estabelecer metas para os próximos dez anos, dentro do segmento da Educação em cumprimento à Lei Federal 13.005/14, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE).

Pela legislação, cada município tem até 25 de junho deste ano para aprovar o seu PME, que estabelece metas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico Profissionalizante, Ensino Superior e Pós-graduação Stricto Sensu, englobando as redes municipal, estadual e particular.

      

 

Tags:,