Nesta terça-feira (23) tiveram início as aulas das Escolas de Qualificação Profissional de Moda e de Construção Civil, coordenadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Ao final de três meses, a Escola de Moda formará trinta alunas e a de Construção Civil outros 45 alunos.
A Escola de Construção Civil oferece cursos de Pedreiro, Encanador e Assentador de Pisos e Azulejos, oferecidos por meio de um convênio com o Fundo Social do Estado, e com apoio das Secretarias de Serviços Públicos (Serp) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Com aulas teóricas e práticas, a Escola possui espaços que reproduzem os ambientes de trabalho desses profissionais, propiciando o melhor desenvolvimento das técnicas peculiares a cada um deles. O curso acontece no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.
Já o curso da Escola de Moda acontece na Uniten do Éden, por meio de uma parceria com o SESI e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Desenvolvimento Social (Sedes).
Durante o curso, as alunas aprendem a manusear variadas máquinas de costura (reta, overlock, galoneira) e recebem exercícios para o desenvolvimento de habilidades básicas de costura, reconhecimento de tecidos, materiais e acabamentos, planejamento de corte no tecido, confecção de amostras de acabamentos e de peças de vestuário.
O Fundo Social de Solidariedade também coordena a Escola de Beleza que oferece curso de manicure e pedicure para dez alunas, em especial mulheres em situação de vulnerabilidade social. O curso acontece no Centro de Referência da Mulher – Cerem e tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).