Escola do Pedala ensina idosos a andar de bicicleta

Por: Comunicação Urbes

Mais uma edição do projeto Escola do Pedala Terceira Idade ocorreu na manhã desta terça-feira (29) no Clube do Idoso, promovido pela Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes,  com o intuito de ensinar os alunos a andar de bicicleta de maneira segura e consciente, além de promover a saúde e o bem estar. Andar de bicicleta proporciona benefícios a saúde, como: prevenção de doenças cardiovasculares, melhora a resistência muscular, reduz o colesterol, controla a glicemia no sangue, além de controlar o peso e prevenir a obesidade.

Todas as aulas e equipamentos necessários são fornecidos de forma gratuita, sendo oferecido aos iniciantes uma aula teórica sobre as regras de trânsito, compartilhamento das vias com diferentes modais, noções de segurança pessoal e coletiva, maneira correta e segura de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade e os equipamentos apropriados para a proteção. Posteriormente, com auxílio dos instrutores, os alunos começam a praticar em um trajeto completo para treinar as pedaladas.

A aluna Irondina Graciana Duarte, de 64 anos, conta que está participando do projeto desde novembro de 2017 e que as aulas ajudam na melhoria da qualidade de vida, pois como tem problemas no joelho, com a prática do esporte as dores foram amenizadas. “Os professores são atenciosos e nos incentivam muito, eu tenho dificuldades ainda, por meu problema no joelho, mas aqui eu me sinto bem e consigo me superar, a cada aula tenho mais equilíbrio”, afirma.

Outra ciclista que também participa do projeto é a aluna Leni Amaral de Campos, de 67 anos, que perdeu o medo de andar de bicicleta no pedala. “Eu era muito nova quando cai e me machuquei pela primeira vez e por isso eu tinha medo desse esporte, mas quando cheguei aqui, os instrutores foram cuidadosos e me ajudaram a superar esse medo. Com apenas 2 meses praticando nas aulas, eu aprendi a pedalar e desde então não parei mais. Além de ser importante para a saúde, o projeto para mim significa superação e levantou minha autoestima”, enfatiza.

 

Como ser sócio do Clube

Para se inscrever nesta e em outras atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags: