Buscando a saúde e o lazer dos idosos, o projeto Escola do Pedala Idoso, promovido pela Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes teve mais uma edição nesta quinta-feira (21) no Clube do Idoso – Vila Pinheiros
Muitos são os benefícios que a bicicleta proporciona aos que a utilizam: auxilia na recuperação de lesões ósseas e atrite, melhora a coordenação motora, controla o peso, previne a obesidade, além de não poluir o meio ambiente.
Em todas as aulas os equipamentos necessários são fornecidos de forma gratuita, sendo oferecido aos iniciantes uma aula teórica sobre as regras de trânsito, compartilhamento das vias com diferentes modais, noções de segurança pessoal e coletiva, maneira correta e segura de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade e os equipamentos apropriados para a proteção.
Posteriormente, com auxílio dos instrutores, os alunos começam a praticar em um trajeto completo para treinar as pedaladas.
Aluna há 4 meses do projeto, dona Maria Amélia Borges, de 79 anos, conta que conheceu o Escola do Pedala por meio da filha, que também frequenta as aulas, e que se surpreendeu ao conhecer o projeto, que não esperava que houvesse algo tão bom na cidade. “Não sabia que tivesse isso aqui, e até a minha filha que não sabia andar, ao me trazer todos os dias aprendeu também. Eu venho todos os dias aqui com muita alegria.”, diz. As aulas para dona Maria foram uma salvação de um início de depressão que enfrentava na época.
Como ser sócio do Clube
Para se inscrever nesta e em outras atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.
Muito Mais por Sorocaba!