Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/escola-do-futuro-quer-informar-e-formar-o-jovem-para-a-universidade/
Acessado em: 30/11/2025 - 09h17

“Escola do Futuro” quer informar e formar o jovem para a universidade

 

Programa será lançado no próximo dia 27, no Teatro Municipal “Teotonio Vilela”, voltado aos estudantes do Ensino Médio

 Colaborar no esclarecimento de dúvidas, descortinando as possibilidades que aguardam os jovens interessados em dar continuidade a sua educação, constitui o objetivo do programa “Escola Para o Futuro” que a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Educação (Sedu), lança no próximo dia 27, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). A proposta mira os estudantes do Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino e que, em sua maioria, desconhece a realidade educacional do terceiro grau na cidade, além dos aspectos que envolvem o passo em direção à faculdade.

“De fato, este é um programa de formação e informação que abarcará as relações do universo profissional também sob o aspecto do mercado de trabalho”, comenta o gestor do “Escola Para o Futuro”, Ednilson Ferreira. Segundo ele, o jovem que está prestes a se formar não sabe das opções que Sorocaba e a região oferecem, tanto em termos acadêmicos, quanto profissional.  “Nossa proposta é contribuir para que este jovem, ainda indeciso, tenha acesso a todo tipo de informação sobre carreira e suas possibilidades”, disse.

As ações do programa serão desenvolvidas dentro das quatro escolas municipais de Ensino Médio  – “Dr. Achilles de Almeida”, “Leonor Pinto Thomaz”, ”Flávio de Souza Nogueira” e “Getúlio Vargas” – valorizando a interação junto ao corpo discente e usando o professor como intermediário no despertar para novos conhecimentos.

“A instituição pública pode e deve atuar contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo desses jovens, a partir das potencialidades identificadas no cotidiano escolar”, enfatizou Ednilson Ferreira. 

Para o lançamento do projeto estão sendo convidados apenas os estudantes do terceiro colegial, que são o público mais próximo da universidade. Marcado para as 19h, o encontro ainda contará com a participação da Dra. Tatiana Sildus, da Pittsburg State University, nos Estados Unidos, e do Mestre Osmar Renato de Barros Siqueira, da Universidade de Sorocaba (Uniso), que falarão sobre intercambio e bolsas de estudo. 

Caberá ao secretário da Educação, José Simões de Almeida Junior, discorrer aos estudantes sobre a importância dos estudos na vida do jovem.