Aos 17 anos, Guilherme Cunha e Thiago Camargo têm em mente por qual caminho seguir depois de concluírem o 3º ano do Ensino Médio na E.M “Getúlio Vargas”. Como ambos fazem cursos profissionalizantes no Senai, sentiram-se incentivados a cursar Engenharia nas áreas de Mecânica e Elétrica, respectivamente. Porém, os garotos são exceção. Nesta idade, a maioria do jovens passa por dificuldades para escolher um curso de Ensino Superior, por conta da diversidade de carreiras e a dificuldade em obter informações. Visando auxiliar os jovens nesta difícil missão, a Prefeitura de Sorocaba está dando início ao programa “Escola para o Futuro”, apresentado na noite da última segunda-feira (27).
A cerimônia de lançamento, realizada no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, reuniu dezenas de estudantes, professores e diretores das quatro Escolas Municipais com turmas de Ensino Médio: “Achilles de Almeida”, “Flávio de Souza Nogueira”, “Getúlio Vargas” e “Leonor Pinto Thomaz”.
A vice-prefeita, Edith Di Giorgi, vê a grande diversidade de cursos e profissões nos dias de hoje como um peso a mais na decisão dos estudantes. “É fundamental que a escola ajude o jovem a conhecer o maior número de carreiras possíveis, auxiliando-o a fazer a melhor escolha profissional possível”, destaca.
A opinião é compartilhada por Guilherme e Thiago. Ambos iniciaram curso profissionalizante por estímulo da família, se identificaram e vislumbraram a opção de carreira profissional. Entretanto, os estudantes vivenciam uma realidade distante de muitos alunos do Ensino Médio. “A maioria dos meus amigos nem sabe quais são os cursos, quanto mais decidir o que cursar. Com certeza, com a escola apoiando a decisão fica mais fácil”, acredita Guilherme.
O “Escola para o Futuro” tem como principal proposta contribuir para que o aluno, ainda indeciso, tenha acesso a todo tipo de informação sobre carreiras e suas possibilidades. “Vamos mostrar aos jovens como é importante acreditar no potencial dos estudos como via de mão dupla: você aprende se desejar aprender”, ressalta o secretário da Educação, José Simões.
O lançamento do programa contou com uma apresentação especial sobre programas de intercâmbio e bolsas de estudo para cursos no exterior, com palestra dos professores Tatiana Sildus, da Pittsburg State University, dos Estados Unidos, e Osmar Renato de Barros Siqueira, da Universidade de Sorocaba (Uniso), além da assessora técnica da Sedu, Jéssica Pedrosa.